HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Embrapa alerta para pressão do Mofo Branco na soja e recomenda aproveitar qualquer janela para aplicação de defensivos

Publicado em 12/01/2022 16:03
Maurício Meyer - Pesquisador Embrapa Soja
Cenário climático com chuva no Centro-Oeste e Matopiba aumenta a presença da doença nas lavouras. Produtores precisam monitorar área para evitar instalação do Mofo Branco nas plantas

Podcast

Entrevista com Maurício Meyer - Pesquisador Embrapa Soja sobre as Doenças nas Lavouras

Logotipo Notícias Agrícolas

Enquanto a Região Sul do Brasil passa por períodos de estiagem e sem chuva, os estados do Centro-Oeste e do Matopiba registram precipitações e precisam se atentar para o aumento da pressão de doenças como o Mofo Branco.

Segundo o pesquisador da Embrapa Soja, Maurício Meyer, o excesso de precipitações também dificulta a realização das aplicações necessárias de defensivos, então é necessário que os produtores fiquem preparados para aproveitar qualquer janela de possibilidade.

O especialista comenta que aplicações contra o Mofo Branco precisam de uma vazão maior, impossibilitando assim aplicações aéreas com aviões e necessitando mesmo de máquinas em campo para este trabalho.

Outro ponto que atenção é que o período em que o Mofo Branco costuma começar a aparecer é quando as plantas estão com flor e com fechamento das entrelinhas, por volta de 45 e 50 dias após o plantio, sendo este o momento ideal de iniciar as aplicações.

Meyer destaca ainda a importância de o produtor realizar o monitoramento da sua lavoura para evitar que a situação se agrave e se espalhe por mais talhões e que também realize outras ações de prevenção, como por exemplo a lavagem de máquinas que estiveram em lavouras contaminadas para evitar a transmissão.

Confira a íntegra da entrevista com o pesquisador da Embrapa Soja no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário