Envelhecimento dos canaviais vai impactar na redução de oferta da próxima safra brasileira
Projeções feitas pela consultoria FC Stone apontam que a produção de cana-de-açúcar no Brasil deverá ser reduzida na safra 2017/18, o que deverá impactar, consequentemente, nas produções de açúcar e etanol.
De acordo com João Paulo Botelho, analista da FC Stone, o motivo da redução é o envelhecimento dos canaviais. Vem sendo notada, nos últimos anos, uma renovação das plantações abaixo do ideal, resultado da crise pela qual passou o setor sucroenegético.
Em números, isso representa uma queda de 1,1% na moagem em relação à previsão para a safra 2016/17. Serão 590,8 milhões de toneladas de processamento de cana em 2017/18, um pouco abaixo do esperado para esta safra e bem abaixo da safra recorde em 2015/16, com 618 milhões de toneladas.
Os preços dos produtos da cana, por sua vez, "estão muito atrativos", como destaca o analista, o que seria um bom momento para que houvesse mais cana na mão dos produtores.
Para a próxima safra, a porcentagem de cana destinada para o açúcar será de 47,5%, ou seja, 35,7 milhões de toneladas de açúcar. O etanol, no entanto, deverá ter uma queda de 3%, mais concentrada no etanol hidratado, que poderá perder competitividade para a gasolina nos postos. O etanol anidro, que é misturado na gasolina, deverá ter ua produção aumentada. As previsões apontam 24 bilhões de litros de produção de etanol, sendo 13 bilhões de litros de etanol hidratado e 11 bilhões de litros de etanol anidro.
Se a produção global ficar 7,5 milhões abaixo da demanda, como é esperado, essa diferença deve continuar dando sustentação para os altos preços do açúcar. A relação estoque/uso pode chegar a um patamar semelhante ao da safra 2010/11, quando os preços internacionais do açúcar chegaram a 30 centavos de dólar por libra peso.
"Uma menor oferta de etanol não necessariamente impacta no preço do produto", explica Botelho. Ele lembra que o preço do biocombustível é muito relacionado com o preço da gasolina - logo, os preços podem ser mais afetados caso se concretize o ritmo de alta do petróleo.
Os fornecedores de cana aguardam para que os preços dos produtos não melhorem somente para o açúcar, mas também para o etanol. "Devemos esperar preços melhores para as próximas safras nos próximos dois produtos", diz o analista.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY