Açúcar deveria estar mais valorizado com ideias de quebra na safra, considera analista da Safras

Publicado em 01/04/2021 15:51 e atualizado em 01/04/2021 18:17
Maurício Muruci - Analista da Safras & Mercado
Para Maurício Muruci, analista da Safras & Mercado, lavouras no Centro-Sul do Brasil registraram renovação histórica, além de chuvas que beneficiaram áreas produtoras

Podcast

Entrevista com Maurício Muruci - Analista da Safras & Mercado sobre o Mercado do Açúcar e Etanol

Download
 

LOGO nalogo

​O mercado do açúcar nas bolsas externas recuou nesta semana acompanhando preocupações relacionadas com a demanda global, além do início de safra antecipado no Centro-Sul do Brasil e outros fatores de ordem macro. No entanto, na visão de Maurício Muruci, analista da Safras & Mercado, nos fundamentos, as ideias de uma quebra de safra no Brasil deveriam dar suporte para altas mais expressivas ao adoçante.

"Nós observamos no Centro-Sul uma realidade de safra com taxa de renovação acima da média histórica, 14% nos últimos anos, sobre média de cerca de 10%... Nós tivemos a última entressafra de cana com chuvas regulares desde novembro do ano passado até fim de janeiro e início de fevereiro. Essas chuvas beneficiam o desenvolvimento dos canaviais", disse o analista ao Notícias Agrícolas.

Números no mercado apontam a safra 2021/22 de cana com uma quebra ante a anterior diante de condições climáticas adversas nos últimos meses, porém, segundo o especialista, alguns períodos costumam ter menores volumes no Centro-Sul do país. Além disso, alguns produtores utilizam-se da irrigação. “As usinas do Centro-Sul são formadas por grandes grupos, alguns internacionais, e eles têm capital para investir em irrigação mecanizada”, diz Muruci.

O início de safra antecipado no Brasil já conta com diversas usinas moendo cana-de-açúcar, segundo Muruci. Já o mix nas três primeiras quinzenas do mês de abril é mais focado para a produção de etanol, mas isso não quer dizer que a safra será mais alcooleira do que açucareira. “Apesar do mix estar em 69% para o etanol, de modo geral, a safra será mais voltada para o açúcar”, destaca o analista de mercado.

Do lado da demanda, o mercado do açúcar nos terminais externos ainda acompanhou nesta semana as preocupações com uma possível terceira onda de coronavírus em países da Europa, o que poderia impactar o consumo das famílias. “Tem a terceira, tem o risco. A França, Alemanha e Itália já afirmaram que pretendem adotar medidas de lockdown, alguns países já tem adotado também, e isso bate na demanda”, pontua Muruci.

Para o etanol, a demanda caiu cerca de 30% no início de março nas distribuidoras do Centro-Sul do Brasil também acompanhando os isolamentos coronavírus, mas recuperou esse movimento ao longo do mês. “Um dos movimentos que explica essa alta é compra das distribuidoras que ficaram com estoques baixos, porque quando o preço estava caindo elas compraram pouco esperando que caísse cada vez mais. Isso é uma lógica de mercado”, explica Muruci.

O analista pontua, porém, que a demanda por etanol já estava mais baixa desde antes do ápice da pandemia no Brasil, em abril do ano passado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário