HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Proteína Harpin eleva produtividade de canaviais em meio déficit hídrico

Publicado em 16/06/2021 16:06 e atualizado em 16/06/2021 17:48
Rodrigo de Miranda - Engenheiro agrônomo e diretor da Plant Health Care Brasil
Tecnologia proporciona ativação fisiológica da planta fazendo com que ela se fortaleça e reaja contra situações adversas, como o estresse hídrico e outras condições bióticas e abióticas

Podcast

Entrevista com Rodrigo de Miranda - Engenheiro agrônomo e diretor da Plant Health Care Brasil sobre tecnologia para cana-de-açúc

Download
 

LOGO nalogo

Veja alguns resultados dos produtores com o uso da tecnologia: 

São Paulo

Em Borá - Na Usina Ibéria, em março, um representante da PHC Brasil esteve na área para fazer algumas medições e comprovou a eficácia da proteína Harpin com a diferença de tamanho de entrenós: 5 a 6 cm a mais para a cana tratada com H2COPLA.

No noroeste do estado – Um produtor está tendo de 1.000% sobre o investimento em 13 meses! Para cada R$1,00 (um real) investido foi colhido R$10,00 (dez reais). O desafio foi bater o desempenho do pacote tecnológico que a usina utilizava. H2COPLA aceitou o desafio e tirou de letra: entregou 18% a mais de produtividade!

Em Pirangi - Três meses após a aplicação foliar de 100g/ha de H2COPLA, a cana está vistosa, com maior enfolhamento, altura de colmos e ruas muito mais fechadas comparadas à cana da área padrão do produtor. Recebeu o tratamento com proteína Harpin na 2ª quinzena de dezembro/2020. Colheita prevista para julho.

Em Iacanga – Com pouco mais de 1 mês de aplicação foliar, a diferença é visível no porte da cana, no volume e no tamanho dos colmos. A previsão já apontava para a seca, quando o produtor Marcos Tobbar, da fazenda Palmeiras, de Iacanga/SP, saiu na frente com aplicação de H2COPLA, via aérea, em 182 ha. A colheita prevista para fim do primeiro semestre promete.

Em Americana- Colheita feita e boletim técnico de biometria realizado: H2COPLA mostrou aumento de 27,8 % na produtividade (TCH) e de 26,4 % no açúcar total por hectare (TAH).

Em Matão - Com apenas dois meses do tratamento, na cana variedade CTC 04, 3º corte, aplicação via corte de soqueira, em 3 ha, reservados para o ensaio, já se observa uma cana bem mais vigorosa e mais desenvolvida.

Goiás

Chapadão do Céu – Realizada aplicação foliar com H2COPLA há 3 meses, selecionada uma amostra de 10 colmos de cana, entre o tratamento e o padrão do produtor, já se vê grande diferença no aumento de altura dos colmos tratados. Pesados, a diferença de 2 Kg já anuncia uma média de 10 toneladas de incremento.

Em Jataí – Em meados de fevereiro, foi feita uma aplicação foliar de H2COPLA, em cana no segundo corte de soqueira. Após 45 dias, já dá para ver a diferença da cana tratada com a Harpin (H2COPLA) com relação ao padrão do produtor: mais vistosa, com folhas mais largas e cheias.

E assim segue, não faltam exemplos, através de diversas culturas, em que os produtores vêm utilizando a tecnologia como o papel de vacina contra o estresse hídrico, uma das grandes barreiras da produtividade nas culturas. Com uma abordagem inovadora e sustentável que protege as culturas, multiplica a produtividade e totalmente compatível com as melhores práticas agrícolas, apoiadas pelo Programa Nacional de Bioinsumos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário