Fala Produtor

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 28/07/2020 08:03

    Roberto Jefferson diz... "O PT colocou Zé Dirceu em campo, e um dos objetivos é conquistar o maior número de presidências estaduais da OAB. O que está por trás disso? As indicações para vagas de desembargadores e ministros são feitas pela OAB. Assim o PT garante no Judiciário uma maioria a seu favor. E garantindo as presidências estaduais e uma maioria na OAB, o PT busca dominar o Poder Judiciário, que acaba por lhe dever favores. Esse jogo é feito silenciosamente, e vem dando certo. Os patriotas precisam também combater os comunistas da OAB.

    14
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Rodrigo, sou um homem que vivo direito e, não um homem que vive DO direito.

      Mas, vamos ao busílis...

      Essa "ordem" só constrói a desordem! Não sei quantas décadas que ocorre aquele exame que "autoriza" o advogado a advogar. Mas, desde que o "pobrema" surgiu, má qualidade de ensino nos cursos superiores, essa "ordem" em vez de atacar o "pobrema", criou um "exame" após a formatura. Com um detalhe, ela que aplica o exame! O Ministério de Educação é conivente com esse roubo, em todos os sentidos: roubo de dinheiro pois, o advogado dispendeu esforços físicos e materiais; roubo de sonhos, roubo, roubo & roubo... & tudo isso passa a ser uma coisa normal.

      Como uma entidade tem poderes para desqualificar um advogado que cursou o ensino superior, autorizado pelo MEC!

      Está vendo como a desordem toma o lugar da ordem de uma maneira sutil...

      Façam as contas do volume de dinheiro que milhares de estudantes gastam para "estudar Direito". Pra que? Pra nada! Pois, no final, atualmente, o exame da "ordem" reprova mais de 80% dos advogados!

      AINDA DIZEM QUE É UMA ENTIDADE QUE PROTEGE A CLASSE!

      7
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Pior é o CREA onde cobram mensalidades dos afiliados e dos consumidores, a famosa AR. Tem poder de policia, pois embargam obras. Tambem tudo com a conivencia do Estado.

      3
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Reafirmo ... Está vendo como a desordem toma o lugar da ordem de uma maneira sutil...

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. ADILSON, ... Não seria a ART??? ...

      1
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Bem isso mesmo, ART - Anotação de Responsabilidade Técnica. Se for reformar um banheiro, tem que pagar e para isso tem que contratar um arquiteto. Basta eles verem um montinho de areia que ja param e pedem o projeto, licença do Crea, quem é o profissional, se não tem, para tudo ou será multado e a obra embargada.

      2
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Aqui é o único pais do mundo onde o capim come o boi. Vem aí mais uma bronca: ITR -arrumaram um jeito dos prefeitos subirem o preço da terra nua pois o recolhimento deste imposto vai ser municipal.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. ADILSON, um dos meus medos é que o homem não perca essa necessidade hereditária de coletor. Veja que as sociedades primitivas de caçadores-coletores foram objeto de estudo que nada menos, de Karl Max e, ele afirma que: Quando essas sociedades são igualitárias, onde a redistribuição é imediata, definiu esse sistema sócio-econômico como comunismo primitivo. ... Ou seja, os socialistas acham que o fruto do seu trabalho deve ser "redistribuído imediatamente"... E, são eles os "coletores" dessa riqueza... SENTIU O DRAMA ???

      1
  • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP 27/07/2020 21:05

    Respeito muito as opiniões do sr Liones..., diferentemente de outros analistas, o sr. Liones viveu no olho do furacao chines de consumo de soja, e sabe tudo, tudo mesmo, sobre soja e China..., toda entrevista do Liones é, sem duvida, uma grande aula sobre comercializaçao de soja, ... e concordo com ele, se o produtor sentar em cima da soja, o preço subirá e muito, ... A bolsa de chicago nao representa absolutamente nada, (e ja há algum tempo)... por fim, gostaria mais uma vez de parabenizar a jornalista Carla Mendes pela conduçao da entrevista. É a escola João Batista...

    1
    • Neri Besson

      Falou tudo, Elton.... Só temos a agradecer por Liones Severo ser abençoado com tantas informações que o agricultor brasileiro necessita, para estar dentro do cenário mundial do agronegócio!!!!

      1
    • marcelo soares rocha Pelotas - RS

      Perfeito. Parabéns pelo comentário.

      1
  • Gilberto Rossetto Brianorte - MT 27/07/2020 10:28

    Depois de ler a nota técnica da Embrapa, de examinar os dados e números, só um completo idiota irá afirmar que a Amazonia está em chamas. ... Tem queimadas? Tem sim, em 5% das propriedades, sendo que essas queimadas são 90% em áreas já desmatadas há décadas e de pequenas extensões. Como disse o Dr. Evaristo de Miranda, se lá tem, aproximadamente, 1 milhão de propriedades e só houve 89.000 queimadas em 2019, a grande maioria -- 90% dos produtores --- não queimaram nada.

    5
    • carlo meloni sao paulo - SP

      A ministra Tereza Cristina deveria utilizar os dados da Embrapa territorial para abrir um processo na OMC contra a França por criar barreira coom argumentos falsos...

      0
  • Elvio Zanini Sinop - MT 27/07/2020 08:54

    Opinião é opinião... Acredite quem quiser.

    1
  • Telmo Heinen Formosa - GO 26/07/2020 14:38

    Prezado João Batista, quantos "lavradores" brasileiros, do Norte e Nordeste, praticam as chamadas "Roças de Tôco" ? (Não tem como fazer uma roça de tôco sem queimadas). .. Eu acredito que sejam muito mais do que 500 mil roças de tôco cultivadas anualmente no Brasil inteiro. Ninguém, absolutamente nenhuma autoridade e absolutamente nenhum jornalista aborda o assunto "roças de tôco", cujo tamanho médio é de três (3) a dez (10) Tarefas (0,33 ha). Portanto um (1) dois (2) hectares, foco de incêndio facilmente detectável pelos satélites artificiais.

    Elas são perniciosas? (na minha opinião, não!)

    O gás carbônico jogado no ar em seguida será absorvido para que as todas plantas cresçam.

    6
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Sr TELMO HEINEN, não seriam perniciosas, NUNCA, se não extrapolassem os limites das roças de tocos...

      Quem responde com segurança que o DANADO DO FOGO vai respeitar esses limites!?

      47
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Tá aí, até entre os produtores existe esse tipo de pensamento de que, ao se colocar fogo numa roça de toco, o colono acaba por tocar fogo no mundo, mesmo acidentalmente, ... com esse argumento, acaba-se por aceitar que seria defensável uma legislação que criminalize TODOS.

      11
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Sr. Rodrigo, é provável, pela sua menção ao meu comentário, que você nunca tenha vivenciado a experiência de "FOGO ACIDENTAL" NA PALHADA (princípio fundamental do PD - PLANTIO DIRETO),... É triste meu caro!! E os prejuízos se perpetuam por um bom tempo. Vivenciamos isso por inúmeras vezes em alguns de nossos talhões de produção, com PD consolidado há quase 20 anos. Não desejo esse mal nem para o pior dos inimigos, se ele existir...

      Saudações!

      2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      E como vivenciei, Sr. Cácio!!!, ... a ponto de ficar sem pasto para o gado, cavalos, queimou até minhas caixas de abelha, se lembro direito mais de mil palanques de cerca... e foi isso, meu vizinho foi queimar não sei direito o quê, e o fogo entrou na fazenda e queimou até a beira das casas, ... e pode acreditar, foi muito rápido.

      1
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Acredito sim, Sr. Rodrigo. Na minha leitura e vivência, o fogo faz mais MAL do que BEM... Por isso, sou contra, principalmente porque, depois que começa, ninguém consegue saber onde vai parar... É assim na grande maioria dos casos! O pequeno agricultor põe fogo (e outros também, não somente o PEQUENO..), resolve o problema dele..., e cria outro muito maior. E fica nisso..!

      1
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Nunca se deve usar o fogo pra limpar pasto ou qualquer coisa, o fogo mata...

      2
    • Elvio Zanini Sinop - MT

      Respondendo e apoiando o que escreveu o sr. Telmo Heinen..., para resolver o problema da distribuição dos elementos de correção de solo, como o Fosfato de Araxá (cuja jazida de onde nós, da Agro-Oeste Comercial Ltda, éramos representante e revendedores) o Governo e os ambientalistas deveriam vir verificar in loco as medidas: de Sustentabilidade através de Reflorestar as áreas degradadas, Recuperar as áreas de Pastagens e Agrícolas, Financiar com mínimo carencia de 4 anos os Insumos e Máquinas Agrícolas (vejam quantos agricultores existem na Amazônia e quantos possuem um pequeno Trator?)... depois disso poderão falar, analisar, pensar e condenar...

      1
  • Telmo Heinen Formosa - GO 26/07/2020 14:28

    Parabéns pela entrevista.... Particularmente lamento o grande tempo decorrido entre os estudos dominados e hoje em dia. Mas principalmente lamentar a sagrada omissão dos bons, que não invocam estudos oficiais para contrapor as mentiras da imprensa esquerdista.

    Depois, como é que pode um Jornal como "O Estadão" pegar uma informação verdadeira qual seja que a maioria das queimadas ocorrem em áreas já desmatadas há anos, e que atualmente são capoeiras ou pastos sujos, semi abandonados ou mesmo pastagens normais e fazer esta manchete ""Fogo na Amazônia é em desmate, afirma Embrapa"

    5
  • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS 26/07/2020 13:04

    Pra quem não conhece a Agricultura, essa matéria ("Africanos vivem revolução digital agrícola") parece que vai revolucionar a África. Essa imprensa é uma vergonha, um país onde seu povo está passando fome vem falar em monitoramento de pragas com drones. Uma piada.

    4
    • Júlio Pedro Bertagnolli Borella Passo fundo - RS

      Faz 30 anos que escuto a imprensa falar que a África será o celeiro do mundo.... Sim, a África tem área pra isso, tem solo, tem clima. Mas problemas étnicos, problemas políticos, guerras, comunismo, tudo isso torna o continente africano um eterno miserável.

      5
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 26/07/2020 12:44

    Muito se fala nos aumentos do PIB chinês. Mas outros países do BRICS têm sua importância maior.

    Tomemos como exemplo o Brasil. Sua posição no quesito econômico fica em "oitava economia mundial". Mas, se olharmos para o setor agropecuário, vamos nos surpreender, Nas últimas décadas a produção teve um acréscimo de 385%, enquanto a área para a produção aumentou 50%. Veja que o setor é uma ilha de eficiência no país.

    Quanto aos volumes, no tocante a soja, na safra 2019/20 alcançamos o 1º lugar da produção mundial com 119,9 MM TON.

    Daí os ataques feitos pela mídia internacional, com relação ao nosso trato ao meio ambiente, com um detalhe. Com o apoio maciço dos bandidos de sempre, desse nosso Brasil.

    No tempo que os governos PSDB & PT administravam o país era normal invasões aos prédios públicos que abrigavam o MAPA, IBAMA, EMBRAPA e, todo o estrago financeiro ficava por conta do erário. Mas, e o estrago psicológico? Ou as pessoas que sofreram os ataques não se sentiam desprotegidas?

    O stf está numa cruzada contra inimigos virtuais mas, qual foi o resultado das investigações daquela depredação sofrida, durante os protestos noturno, onde quebraram os vidros da fachada, se é que houve investigação? Enfim, é só mais um lembrete.

    Engraçado... Procurei as imagens na internet e, não achei...

    Graças a DEUS! Estamos vivendo outros tempos...

    5
  • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO 26/07/2020 12:30

    Sr PAULO NICOLA, permita-me discordar de alguns pontos da sua entrevista:

    Sobre o VALOR DO ARRENDAMENTO, pelos riscos absurdamente mais altos, o arrendatário deve ter, NATURALMENTE, resultados financeiros mais elevados, ou, pelo menos a expectativa de retorno deverá ser maior. Se a "margem" for equalizada, como o Sr propõe, nos anos de frustração como ficará essa equalização, se o contrato for em valores fixos (sacas de soja/hectare)..? Aí é"fumo" na certa para o arrendatário...!

    Por outro lado, com a boa exploração da terra, naturalmente o PROPRIETÁRIO terá o benefício do ganho, ainda que não embolso direto, "ganho caixa", da valorização do seu patrimônio (TERRA).

    Outro ponto discordante, fixar o arrendamento pela "PRODUTIVIDADE" do solo é muito vago, pois um mesmo solo poderá ter diferentes produtividades se explorado por diferentes AGRICULTORES (decorrente de níveis diversos de eficiência na exploração do mesmo solo)...

    Os seus exemplos e simulações podem ser válidas para sua região, ainda que não extrapolados integralmente para todos próximos ao senhor, que dirá para todo o "CONTINENTE BRASIL"!

    1
    • Paulo Roberto Nicola Santiago - RS

      Prezado Cácio, ao abordarmos o assunto administração financeira rural não podemos pensar em fronteiras. Nosso foco é analisar toda e qualquer despesa que venha a diminuir o Lucro Bruto do produtor, e acredite, serve para qualquer cultura agrícola em qualquer ponta do pais e sendo o arrendamento o maior custo que um produtor possa ter em sua atividade, se faz necessário uma referência e nada mais justo, sob a ótica financeira, do que comparar sua renda média ao longo dos anos ao valor pago ao proprietário da terra.

      1
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Sr Paulo, os conceitos são os mesmos, não têm fronteiras (usando sua expressão), porém os números que o senhor usa não podem ser os mesmos, seja no RS, em GO ou em TO. Reforço o que afirmei, o ARRENDATÁRIO, pelo risco que assume, não pode, NUNCA, ter expectativa de rentabilidade igual a do PROPRIETÁRIO da terra.

      Saudações!

      3
    • Paulo Roberto Nicola Santiago - RS

      OK Sr. Cácio, respeito sua opinião... estamos aqui justamente para isso, colocarmos nossos conceitos. Valeu.

      0
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Pode ter certeza que a grande maioria dos arrendatários estão ganhando menos que o proprietário da terra.

      1
  • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS 26/07/2020 12:03

    Quais serão as consequências para a Argentina, com essa decisão de não pagar os credores?

    0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      Basicamente, isso piora o nível de credibilidade da Argentina junto ao mercado. Vai fazer com que o dólar suba mais ainda em relação ao peso, prejudicando ainda mais a economia. É como um inadimplente que descumpre a renegociação da divida.

      0
  • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS 26/07/2020 11:48

    Muito boa a entrevista João Batista ... e parabéns ao dr. Evaristo de Miranda pelo conhecimento, sabedoria e por trazer um belo esclarecimento sobre a questão das queimadas. Recomendo a todos assistir.

    1
  • Valdecir Rodrigues de Oliveira Mogi das Cruzes - SP 26/07/2020 11:43

    Há uns 2 anos, quando ainda residia parte do tempo em Londrina PR, procurando entender melhor a dinâmica das pequenas, médias e grandes propriedades produtoras de grãos, nos diferentes modelos de ocupação do solo, rotação de culturas e atividades praticadas, com a finalidade de customizar e desenvolver minha plataforma de gestão integrada voltada a este nicho de mercado, fiz uma simulação de resultado econômico - financeiro com base nos valores de arrendamento praticados à época na região de 20 a 25 scs / ha.

    Com base nos valores de mercado de "pedra" e futuros para venda, produtividades médias da região e "pacotes fechados de Barter" praticados, no melhor dos cenários o arrendatário ficaria no "zero a zero" e no pior teria um prejuízo significativo, do qual precisaria de muitos anos bons à frente para se recuperar,caso atuasse apenas no elo "produção" da cadeia.

    No ano seguinte veio uma das maiores secas acompanhada das mais altas temperaturas médias e máximas registradas durante a safra nos últimos 20 anos: fenômeno natural, normal e esperado em algum momento por quem vive neste mundo, diga-se de passagem.

    Arrendamento é baseado em produtividade da terra, "oferta e demanda", e, em algumas circunstâncias muito especiais, da localização da área em relação ao polo local de armazenagem e escoamento da safra.

    Se há demanda, mesmo nesse valor de arrendamento, há a quem interesse e seja viável arrendar: Quem seriam estes arrendatários?

    1
    • Paulo Roberto Nicola Santiago - RS

      Prezado Valdecir, sua experiencia completa a minha, vejamos suas colocações. ... "no melhor dos cenários o arrendatário ficaria no "zero a zero" e no pior teria um prejuízo significativo, do qual precisaria de muitos anos bons à frente para se recuperar", ... e sua pergunta, ... "Se há demanda, mesmo nesse valor de arrendamento, há a quem interesse e seja viável arrendar: Quem seriam estes arrendatários?" .... Coincidentemente está acima, nesse site, a seguinte reportagem: "Produtores rurais do Brasil carregam dívida de R$ 700 bilhões e temem a execução das garantias". Esse é meu objetivo junto ao Notícias Agrícolas, evitar que os produtores que não tenham uma referência para balizar seus custos venham a ter suas garantias penhoradas.

      0
    • Matteus Sanches Santa Cruz do Rio Pardo - SP

      Prezado Sr Paulo Roberto, Bom Dia! Aqui na região da divisa de SP/PR o arrendamento gira em torno de 20 sacas de soja/hectare, nas áreas de altas produtividades. Acredito que está caro também, mas penso que isso se deve à possibilidade de se explorar a área o ano todo com o milho safrinha ou também sorgo, que atualmente estão em preços bem atrativos. Acredito que, infelizmente, produtores menos capitalizados, em um cenário de menor subsídio governamental, acabem por abandonar a atividade ou ir à falência, pois a oscilação climática tem sido bem acentuada nos últimos anos, tirando muito dinheiro de caixa dos produtores. Mas assim é o mercado, e a agricultura é cada vez mais jogo de tubarão.

      0
    • Matteus Sanches Santa Cruz do Rio Pardo - SP

      Outra coisa que sempre comento aqui no Notícias Agrícolas é a concorrência desleal que temos aqui em SP com as Usinas de cana-de-açúcar, devido à esdrúxula reserva de mercado que possuem na gasolina e aos subsídios absurdos que receberam ao longo do tempo. Isso só causa distorções econômicas tanto regional quanto nacionalmente. Inflacionando, também, o preço do arrendamento.

      0
    • Valdecir Rodrigues de Oliveira Mogi das Cruzes - SP

      Sr. Paulo, grato pela resposta... Assisti à excelente entrevista do JB Olivi citada acima pelo sr: Realmente urgente e preocupante!

      Sabiamente, a mensagem de vocês que se apresenta como alternativa à esta cultura "predatória" nas relações comerciais dentro de nosso setor, e, em relação a ele, se resume a três pilares - "Bom senso", "Boa vontade" e "Coragem", matérias-primas que andam meio em falta neste "novo - velho normal (anormal)".

      Parabéns ao Sr. e ao Sr. JB Olivi por atenderem - com esta série especial - uma demanda reprimida dos que vivem da agricultura, e, para a agricultura, na mídia: Coragem, honestidade moral e intelectual, clareza e disposição ao debate.

      Obrigado, também, pelo excelente material disponibilizado.

      0
    • Paulo Roberto Nicola Santiago - RS

      Presado Valdecir, agradecemos sua valiosa cooperação e incentivo pois realmente é importante esses debates pois trazem à tona uma realidade não muito questionada...

      0
  • André Boss Chaves Capão do Cipó - RS 25/07/2020 20:17

    Concordo com o Sr. Paulo Nicola. Tudo se inicia la atrás, em sua primeira entrevista, em que nós, produtores, priorizamos a produtividade, nao se importando com os custos. Sabias reflexões.

    1
  • Gelson Miguel Gehlen da Luz 25/07/2020 19:51

    Concordo plenamente com a visão do sr Paulo Nicola. Minha ideia é que os contratos de arrendamento deveriam ser regulamentados juridicamente... o produtor que não leva à serio a gestão do seu negócio acaba prejudicando quem leva as despesas na ponta do lápis.

    2
  • Fernando Cardoso Gonçalves Santiago - RS 25/07/2020 15:08

    Essa proposta de reorganização das dívidas do produtor rural é inteligente, oportuna e necessária...

    Espero que os produtores entendam a diferença dessa proposta e a securitização...

    Nessa não tem armadilha para comprometer patrimônio.

    3