Fala Produtor - Mensagem

  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES 12/07/2013 00:00

    Se os valores pagos por uma saca de café não cobre os custos de produção e se atualmente produzimos em média 50 milhões de sacas, penso que contingenciar produção simplesmente postergaria os problemas... Continuaríamos a produzir as 50 milhões de sacas e, em pouco tempo, teríamos um enorme estoque nas mãos do governo e, consequentemente, estaríamos refém do próprio governo....

    Vejam bem senhores, consumimos anualmente algo em torno de 20 milhões e exportamos algo em torno de 30 milhões de sacas, isso significa que existe um equilíbrio. O grande problema dos excessos não é do Brasil, e sim de países que apenas produzem café e possuem consumo insignificante diante de sua produção. Aqui, temos que respeitar todos os tipos de restrições, sejam elas: trabalhistas, direitos humanitários e essenciais dos trabalhadores, tributação e tantos outros. Os mercados consumidores ditam normas e procedimentos que devem ser cumpridos como condicionantes para se adquirir produtos dentro de padrões de qualidade e sustentabilidade, sem ferir os direito das pessoas que trabalham na atividade.

    No entanto, esses mesmos mercados consumidores (fascistas), fecham seus olhos a essas agressões aos trabalhadores e adquirem produtos desses países, pois neste caso, o que importa não é mais os direitos humanitários, e sim, os preços que são mais atrativos. Reduzir nosso parque cafeeiro e substituir por outras atividades é uma solução que possivelmente equilibraria a oferta e a demanda.

    Não temos que queimar nossos eventuais excedentes..., na verdade, temos é que exigir dos outros países o mesmo tratamento que nos é dado... Mas infelizmente, conhecendo a ganancia dos mercados consumidores, naturalmente incentivariam plantar e produzir lá, o que deixaríamos de produzir aqui. ESSA É A REALIDADE!!!!

    (Comentário que publiquei em outro site no dia 11/07/2013)

    0