Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Afonso Campinas - SP 24/12/2013 23:00

    Vocês leram a noticia abaixo, sobre as perdas na citricultura, causada por falhas da Conab?

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/12/1388800-produtores-de-laranja-perdem-r-200-mi-com-erro-da-conab.shtml

    De duas uma, ou os jornalistas não entenderam e transcreveram equivocadamente as informações que os entrevistados passaram na primeira parte da matéria, ou alguém está de má fé com essas declarações. Colocar na segunda parte do texto (OUTRO LADO) uma anti-tese da primeira é ridículo, pois não tem esse OUTRO LADO o lado é apenas um: A industria deixou de pagar R$2 a mais por caixa devido a outros fatores não devido a estimativa de safra da Conab. Ela deixou de pagar muito menos que dois reais na safra passada e dai quem foi o culpado? E nesta safra comprou toda a fruta mesmo com "maior safra" e queda de U$400/T. Se não foi matéria paga é muita ingenuidade dos jornalistas e/ou dos entrevistados. E não acredito em ingenuidade das pessoas que fizeram declarações neste sentido.

    Concordo com o Gustavo Firmo que diz na entrevista que não é "só o levantamento da Conab que determina preço da laranja". O problema no setor continua a manipulação das informações. As mesmas informações ou valores são usados de diferentes formas dependedo do ano para justificar politicas de compra no mercado interno que nada tem haver com as leis de livre mercado que deveriam estar ocorrendo e sendo respeitadas.

    Gustavo, a unica correção que eu gostaria de fazer a declaração atribuída a vc na matéria "Do jeito que a industria e os produtores colocam parece..." os reais produtores e as entidades engajadas com o setor sabem muito bem que os valores da estimativa de safra são informações muito importantes, mas neste caso não tem nada NADA haver com oque está ocorrendo no setor quanto a precificação aos produtores. Portanto os produtores que são citados na frase atribuida a voce ou não são produtores ou não estão engajados.

    Os produtores sabem bem como esse mercado funciona, e estão a muito tempo denunciando. Espero que as autoridades começem a agir, pois além das denuncias tem muita sugestão de forma de ação que ajudaria a corrigir parte desta absurda distorção de mercado que já deveria estar sendo aplicada.

    Medidas que são de comum acordo entre Faesp e Associtrus entre outros, e também estão muito longe do discurso e argumentação que tentam atribuir a não concordancia das entidades. Tem diferenças sim, como tudo na vida, mas no básico a ser feito concordam. Portanto não é questão de ESTIMATIVA DE SAFRA e muito menos de BRIGA ENTRE AS ENTIDADES. Usam de forma pensada estes argumentos para tentar justificar outras praticas a muito denunciadas.

    Espero que todos entendam e contribuam somando.

    Boas festas. Paz, saúde e prosperidade a todos, e que em 2014 possamos estar juntos com discurso e ações que realmente reflitam a realidade e sejam efetivas na solução destas e de outras questões no setor.

    Frauzo.

    0