Fala Produtor - Mensagem
-
luiz carlos pereira pimenta Londrina - PR 28/05/2015 18:37
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Vou tentar Sr. Luiz Carlos. A primeira coisa que o Sr. precisa entender é que quando uma moeda se desvaloriza ela está perdendo valor em relação a outra moeda. Quando o real se valoriza é preciso menos reais para comprar um dólar. Com um pouco de paciência o Sr. grava isso em cinco minutos e nunca mais esquece. Bem, agora vamos a sua pergunta, começo dizendo que quando o real se valoriza em relação ao dólar, é preciso mais dólares para comprar o real, hoje com 0,32 centavos de dólar dá para comprar 1 real. Se o real se valoriza e vai a 2, é necessário 0,5 centavos de dólar para comprar 1 real. Agora vamos lá, como o yuan, moeda chinesa, é fixo, vamos dizer, tabelado pelo governo de lá, toda vez que o real se valoriza em relação ao dólar, os chineses pagam mais yuans, moeda deles, pela soja brasileira. Por exemplo, supondo a soja a 10 dólares a saca, para facilitar o cálculo, com o real a 3 por dólar, são 30 reais a saca, então o chines desenbolsa 62 yuans para pagar 30 reais, se o câmbio está 2 por dólar o chines desenbolsa 62 yuans para pagar 20 reais, ou seja a moeda deles perde valor e o real ganha. Agora vamos supor que a soja suba para 20 dólares a saca, com o real a 2, são necessários 40 reais pra comprar uma saca e 124 yuans para comprar uma saca, com o câmbio a 3 reais por um dólar, a soja no Brasil vai para 60 reais, mas os chineses continuam pagando os mesmos 124 yuans pela saca. Embora digam que não, a cotação do real é manipulada pelo Banco Central, em outras palavras, eles podem fazer com que a cotação caia aqui, em reais, ao mesmo tempo em que a soja sobe lá fora, ou que a cotação suba (desvalorização do real) mesmo que a soja baixe lá fora, que é o que está acontecendo agora, mesmo com a soja caindo em Chicago, os Chineses pagam menos pela soja brasileira, aqui no Brasil o preço tem se mantido pela desvalorização de nosso dinheiro, e isso é uma desgraça para o País, pois é pura ilusionismo e enganação promovida pelo governo que está falido. Lembre que quando o real se valoriza o Sr. precisa de menos reais para comprar produtos que são comprados em dólar, por isso quando o real se desvaloriza os insumos cotados em dólar sobem imediatamente. A cotação da soja em Chicago é determinada pelos fundamentos, que são basicamente três, estoques, demanda e oferta. Há também o mercado de futuros, que é fortemente influenciado pelo financeiro, em que ambas as partes, compradores e vendedores tentam "adivinhar" quanto valerão os grãos nos meses e anos futuros.
-
Rogerio mendes lopes
Morrinhos - GO
Muito simples,é o mesmo dinheiro,que fica girando e ganhando 1% ao dia,fundos gigantescos de dinheiro fictício ou simples papéis!
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
Quando o dólar desvaloriza resulta em mais reais para os exportadores brasileiros e despejam grandes volumes de soja em contratos de futuros na CBOT, provocando redução das cotações. Toda a venda de soja das origens corresponde a uma venda tale-quale em contratos futuros da CBOT. Quando o dólar valoriza reduz a receita em reais para os produtores brasileiros e o mercado demandado busca preço de resgate da oferta, que pode ser através da desvalorização do real e/ou do aumento do premio. Atualmente, os produtores brasileiros estão negociando 2 safras, a safra velha que já altamente comprometida e a safra nova que está sendo negociada na base de r$ 74,00 base portos brasileiros. Desde que o dólar ultrapassou os 3,00 : 1, as vendas diárias de soja brasileira somam volumes de 500.000t a 1,5 milhões de toneladas diárias, computadas as 2 safras. O preço para os chineses não tem qualquer alteração, até porque a operacionalização do preço final de compra não tem qualquer relação com os preços praticados no Brasil ou em qualquer outra origem produtiva. A operacionalização da fixação final do preço dos chineses acontece pela troca de contratos futuros na CBOT.
-
Liones Severo
Porto Alegre - RS
Leia bem : quando o dólar valoriza....(e) vice-versa.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Alguém poderia me ajudar a entender: Sempre que a cotação do soja sobe alguns cents de dólar em Chicago, o real perde seu valor praticamente proporcional frente ao dólar... Tenho observado, que o yuan chinês tem se mantido estável em torno de 6,20. Então eu gostaria de entender... Toda vez que o real se valoriza, a China compra soja com preço melhor? A cotação da soja em Chicago é determinada pelo valor do real frente ao dólar?... Alguém poderia me explicar?