Fala Produtor - Mensagem

  • Telmo Heinen Formosa - GO 04/06/2015 22:10

    Lembra João Batista, quando, há 7 ou 8 anos atrás, propugnávamos pela produção de etanol de milho do MT em vez de ficar brigando por PEP e PEPRO (que inclusive geravam antipatia do assunto aos produtores do Sul)?

    Pois é... vão aqui duas sugestões para atacar o problema do custo deste etanol: 1) Brigar pela venda direta às Distribuidores de Combustíveis e 2) Dimensionar o arraçoamento de bovinos em confinamento ou não, com o DDG na forma "úmida", do jeito que sai da fermentação. (Secar este material para fazer ração seca, como sugeriu o amigo Ademir Rostirola, de Campos de Júlio MT, é bastante oneroso e o proveito nutricional digestivo desta proteina para suinos e aves deixa a desejar em comparação ao farelo de soja). Portanto, o Governo tem de mudar este negócio de obrigar o etanol a um passeio desnecessário -- por exemplo, levar o produto para Paulínia (SP) para depois voltar de caminhão-tanque para Cuiabá, Sorriso, Sinop, Rondonópolis e alhures.... Mirem-se no exemplo dos EUA,onde a maioria das Usinas de etanol de milho estão no Texas... onde está a maioria do gado... Convém lembrar que o etanol de milho tem uma outra vantagem contra o etanol de cana de açúcar: Armazena-se os grãos para fazer etanol o ano inteiro e não o etanol da cana que tem "safra" e paga altos premios de seguro contra incêndios.

    http://www.canalrural.com.br/videos/mercado-e-cia/quem-plantou-safrinha-antes-recebe-mais-campos-julio-57684

    0
    • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

      O nosso problema,prezado Telmo,se chama PLANEJAMENTO,é incrível com temos vocação para bombeiros(adoramos apagar fogo),...Na hora que está tudo dentro da normalidade,esquecemos as adversidades e no momento que elas chegam queremos a melhor solução como se ela viesse num estalar de dedos,nisto somos todos culpados...Saudações mineiras,uai!

      0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      o ciclo vicioso do protecionismo Brasileiro

      0