Fala Produtor - Mensagem

  • Aldo Afonso Ferreira Uberlândia - MG 28/09/2015 16:54

    Eu, Aldo Afonso Ferreira, produtor rural, cliente do Banco do Brasil desde outubro de 1996 (na agência 3738, de Indianópolis-MG), desde a abertura de minha conta tenho honrado em dia todos os meus compromissos de custeio e investimento. Não tenho nada em securitização, prorrogação de dívidas, e todos meus financiamentos sempre paguei em dia.

    Atualmente planto em área própria café, soja e milho, em 140 hectares; e arrendo de outras 8 famílias uma área de 350 ha, totalizando uma área de 490 ha de área agricultável.

    No dia 15 de maio de 2015 fiz o pedido de renovação do meu cadastro de correntista no Banco do Brasil, conforme protocolo em anexo.

    No último ano, devido à problemas climáticos, tive uma perda de 50% da produção prevista de soja, ou seja, esperava uma produção de 56 sc/ha em 297 ha e obtive uma colheita de apenas 28 sc/ha nesta mesma área, conforme atestado em laudo pelo técnico Guilherme Carrijo Costa, CREA-MG 129228-D.

    O gerente da agência 3733 me sugeriu que eu não entrasse com o pedido de renovação, pois poderia impactar em meu limite de crédito.

    No dia 7 de julho de 2015 fiz o pedido de custeio para safra 2015/2016 de 127 ha na área de milho e 280 ha na área de soja.

    Meu projeto foi negado no dia 20 de agosto de 2015, pois eu não tinha garantia real (importante frisar que nos últimos 4 anos eu consegui o custeio somente com penhor de safra). A agência somente me avisou da necessidade da garantia real no dia 20/08/2015. Minha garantia real possuía gravame em outra instituição financeira.

    No início do mês de setembro fiz o pagamento deste gravame e consegui disponibilizar minha matrícula, liberando-a como garantia real para o Banco do Brasil disponibilizar meu custeio. No dia 18/05/2015 dei nova entrada em projeto de custeio, agora com garantia real, mas ainda não obtive resposta. Ou seja, ainda estou sem financiamento para a safra.

    O gerente alega que meu limite não foi autorizado, pois não foi feita atualização cadastral e que esta ainda não foi avaliada pela atualização cadastral, e que esta ainda não foi avaliada pela comissão financeira do banco.

    Concluo que devido à uma grande falha burocrática e de gestão da agência financeira estou com minha safra bastante atrasada e comprometida, o que irá gerar impacto econômico negativo para mim, prejudicando meus fornecedores e consequentemente o agronegócio brasileiro.

    Tenho investimento com o Banco do Brasil que irá vencer até o ano de 2024 e que não vejo como pagar, pois se este problema não for resolvido rapidamente irei colocar as máquinas a frente da agência e disponibilizarei-as para o Banco do Brasil. Afinal sem custeio não é possível paga-las.

    Atenciosamente, Aldo Afonso Ferreira

    Telefone:9969-9851

    E-mail: [email protected]

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    • elcio sakai vianópolis - GO

      Aldo, vejo casos igual ao seu se repetir em várias localidades do brasil, no caso de cereais, veja a opção de troca ou a venda de soja verde, isso se na sua localidade existir firmas que fazem este tipo de negócio.

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    • raimundo sauer Cabeceira Grande - MG

      Sr. Aldo, so posso lhe falar da minha experiencia, semelhante a sua. O proprio banco me ofereceu um acordo. Nao pude mudar uma virgula do proposto pelo banco. Era aceitar ou largar. Aceitei, hoje quando o operador do banco abre atela do se PC pesquisando meu nr. da minha conta,ja vem o alerta DEU PREJUIZO AO BANCO. Isto e o nosso B. do Brasil. Truculento e persiguidor.

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