Fala Produtor - Mensagem

  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP 09/08/2016 14:26

    Sr. Viganó, mesmo esses tais juros subsidiados no final das contas não são benéficos, pois o governo não gera riqueza, apenas a tira do contribuinte. O próprio produtor acaba arcando com o custo desse subsídio através de impostos caros sobre os insumos que compra, como o Diesel, que no Brasil só aumenta de preço. Também as próprias maquinas financiadas estão cheias de impostos diretos e indiretos embutidos. Essa conversa de juros \"baratos\" é mera propaganda nacionalista, o produtor paga caro por isso, só que esse custo adicional já está embutido no preço dos equipamentos, nos acessórios que o banco cobra para liberar recursos e em outras linhas de credito \"normais\". Alguém já viu a taxa de juros do Banco Chrysler nos EUA para financiar uma camionete? 2,9% ao ano, isso mesmo. E juros do cartão de credito por lá, 16% ao ano (enquanto aqui passa de 430% os juros do credito rotativo do cartão). (Ressaltando que esses são os juros de mercado praticados nos EUA, nada de \"favores\" estatais...)

    0
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      Verdadaço, o tesouro subsidia

      0
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      O governo " subsidia" os juros de uma máquina depois que vc recolhe 40% de impostos no ato da compra.

      0
    • wellington almeida rodrigues Sucupira - TO

      Muito bem apresentado seu comentário Guilherme, muito feliz no seu relato, só assim pode se chegar nossa voz ao público presente, que a mídia maqueia por trás dos bastidores, que juros subsidiados, isso é só para inglês ver rapaz, pegamos o custeio do BB, eles tiram sem sua autorização: seguro agrícola sem saber qual as coberturas, seguro de vida, Brasilprev, seguro do penhor, taxas de todas as formas, assistência técnica, juros de mais de 400% ao ano de cheque especial, juros de cartão de crédito de 430% ao ano, não pega mais no dinheiro, paga- se pelo um tal de cartão cielo, o BB fechou um negócio milionário com a cielo, esse tal de juros de 8,5% ao ano subsidiados, é só para a mídia falar nos canais de comunicação para todo o Brasil ver, ler e ouvir, colocando a sociedade contra nós, fazendo uma lavagem cerebral na sociedade e colocando nós produtores como caloteiros, só andam de aviões, não pagam suas contas..., não tem nada de subsídio, pagamos tudo na contra mão, os maiores juros do planeta, Brasil, inflação alta, combustíveis sem noção, custo sem tamanho, aqui no nosso estado soja estão oferecendo 62 reais por saca de soja, para contrato futuro, preço de mais de 10 anos atrás, o mercado que oferece não tem vergonha na cara, esse preço tá longe do certo, vocês viram nos comentários do Guilherme, juros dos EUA de custeio e cartões de crédito, sem falar nos combustíveis, nos IPVA dos carros, aí sim, tem subsídio de verdade, eles recebem dólares por bushel a mais pela soja, milho, algodão e etc...cada vaca leiteira recebe 300 dólares por cabeça para ficar no campo, o barracão velho tem seguro, eles não desmancha, zelam deles, se o tornado vir e derrubar eles recebem, seguro, EUA e Holanda estão a 200 anos em nossa frente, experimenta fazer mau a classe rural nos EUA para você ver o que acontece, são blindados pelo congresso daquele país, sao cristais, se não temos como criar soluções em nosso setor, talvez não temos capacidade para isso, devemos copiar dos outros países, tem jeito depende de cada um de nós, enquanto ficamos batendo cabeça, o senhor Blairo Maggi, com sua empresa Amaggi do Brasil, acaba de comprar o porto recém construído da Bunge em Itaituba PA, zero nem foi utilizado ainda, assim que funciona, nós vivemos apenas de migalhas dos pães, vamos nos comunicar, vamos deixar o egoísmo e orgulho de lado, devemos unirmos, pense nisso com muito carinho, estamos no mesmo barco, hoje somos nós do MATOPIBA, amanhã pode ser vocês de outros estados...!

      1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Guilherme, excelente teu comentário, esse é um assunto da maior importancia e que não é abordado por "liderança" alguma, pois é usado como arma para eliminar a concorrência que não tem acesso aos financiamentos, às renegociações, etc... Funciona assim, o sujeito vai e compra dezenas de máquinas que sabe impagáveis e conta com a certeza de que seus contatos politicos irão socorre-lo quando ficar inadimplente, o produtor honesto faz as contas e não compra, fica para trás enquanto aquele que pegou os financiamentos não paga nada ficando com uma vantagem competitiva imensa sobre os outros. Então é verdade sim que os impostos funcionam como uma garantia aos oligarcas da politica mancomunados com os burocratas do setor financeiro. Quando um honesto moderniza maquina e equipamentos, melhora a infraestrutura, tem que trabalhar anos para pagar o que limita demais seu crescimento, enquanto os empresários do dinheiro alheio crescem sem parar. Mas fale nisso com a classe politica ruralista para ver o que acontece, para eles o sistema é uma maravilha, e o simples falar no assunto perto deles já é em si uma heresia, tamanho o medo de competir em igualdade de condições, o que os colocaria certamente no lugar merecido, alguma lata de lixo.

      0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      O amigo citou IPVA, nos EUA não existe nada similar a esse imposto. La é praticada a taxa única de licenciamento veicular que é em torno de 50$ (varia de estado para estado, mas sempre nessa faixa entre 45 e 60$), independente do valor do veiculo, somente cobram licenciamento fixo. Quem quiser saber mais basta pesquisar no Google DMV e acrescentar o nome do estado que quer saber a informação.

      0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      Como bem disse o amigo Ambrozi: "O governo " subsidia" os juros de uma máquina depois que vc recolhe 40% de impostos no ato da compra."

      isso sem contar os 2,5% de taxa Flat para financiamento de maquinas sobre o valor total financiado.

      Ai vem o governo com o tal 'juros barato subsidiado" sobre a maquina e o imposto embutido nela, o qual o produtor já pagou.

      E tem gente que acha que esse juros de 9,75% é barato. Na verdade é somente propaganda, o próprio produtor já pagou muito caro por isso, só com o valor de impostos embutidos no preço da maquina.

      0