Fala Produtor - Mensagem

  • Joel Cariell Ponta Grossa - PR 25/01/2017 09:40

    Para os conservadores, livre comércio significa reduzir tanto quanto possível a interferência política nas relações comerciais. Para os globalistas (e seus idiotas úteis), livre comércio significa criar um complexo conjunto de regras e regulações para gerenciar as relações comerciais, transferindo o controle das mãos de políticos eleitos para as mãos de burocratas anônimos a serviço do cronismo e do rent-seeking metacapitalista.

    Se você não entende ou ignora a diferença entre essas duas coisas, correrá o risco de chamar de protecionista até os maiores defensores da legítima liberdade de comércio, usando a palavra "protecionista" não como o signo de uma idéia ou de uma coisa, mas como um rótulo infamante para denegrir o combate ao avanço e ao agigantamento das instituições e dos regimes transnacionais criados para regular e controlar cada aspecto de nossas vidas ? cooperando para eliminar na prática uma liberdade que você acredita defender na teoria.

    2
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      Excelente Joel,

      Perfeita a colocação das palavras,

      recomendo o a entrevista entre Alexandre Borges com Felipe Martins, o profissional contratado pelo governo Brasileiro para analisar, traduzir e explicar o tratado para os nossos representantes:

      "Trump tem produzido efeitos realmente curiosos na cabeça de gente que se pensa "liberal".

      Até semana passada, eles diziam que temos que ser contra o estado, desconfiar do estado, diminuir a influência do estado, cortar regulações do estado. Estamos juntos nessa, claro.

      Agora tudo mudou. Quando os mesmos burocratas estatais que deveríamos desconfiar falam palavrinhas mágicas como "acordo de livre comércio" e você ousa ter curiosidade intelectual para saber o que realmente eles querem dizer com isso na prática, você é "socialista", "torcedor", "conservador de facebook" ou qualquer outro xingamento bocó como esse.

      O problema, pelo que dá para concluir, não é o estado mas a escolha das palavrinhas nas coletivas de imprensa, certo? Usou as palavrinhas que certo tipo de "liberal" gosta, assoprou o apito de cachorro correto, vem tudo abanando a cauda. Político, burocrata e assessor de imprensa falou "livre comércio" virou verdade. Mesmo que seja mentira.

      Da mesma maneira que a esquerda americana roubou o termo "liberal", por que não passa pela cabeça desse pessoal que ela possa ter se apropriado (ou estatizado) também "acordo de livre comércio"? Por que antes de sair gritando "ai, ui" eles não se dão ao trabalho de entender o que está por trás do discurso oficial?

      É por isso, meninos, que antes de sair repetindo o que sai na FakeNews ou reagir a palavras em vez de fatos, a gente se dá ao trabalho de entender o que está por trás da conversa fiada ou vai acabar comprando propaganda estatal pelo valor de face.

      O TPP é um assunto complexo e é por isso que fui entrevistar ontem alguém que conhece o acordo por ler suas cláusulas e não de ouvir falar. E é por isso que ele estava apto a analisar fatos e não palavrinhas.

      Antes de passar vergonha, peça para seu amigo repetidor de press-release governamental ver este vídeo. Ele vai ter uma chance de ao menos fazer idéia do que está falando."

      https://www.youtube.com/watch?v=y02vSRssi4E&feature=youtu.be

      2
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      Lembrando que o tal tratado de comercio gerenciado por burocratas tem 5000 paginas, um emaranhado de normas e regras estatais que nada tratam de liberar o comercio internacional e sim regulamentar via normas técnicas e ambientais... sabemos o que isso significa, burocracia e corrupção...

      1
    • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

      O resultado que vejo hoje do 'LIVRE COMÉRCIO' da União Européia, foi uma verdadeira perda de identidade daqueles países e a perda sensível de suas capacidades de comercializar...Não foi atoa que a Inglaterra saiu desta união...Aos poucos o mundo vai acordando e este chega pra lá do Trump vai abrir os olhos de todo tipo de grupelho que queiram formar...

      1