Fala Produtor - Mensagem

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 26/01/2017 07:47

    Por que previdência nacional estatal obrigatória é um monopólio que não dá opção para o cidadão optar por outra coisa? Em suma é porque é um pilar dos progressistas. É através dela que o Estado valida suas ações quando faz engenharia social e legisla sobre muitas outras atividades do cidadão... leis de transito, leis trabalhistas, leis de saúde pública, leis alfandegárias etc...todas tem como parte de sua validação a defesa do sistema de previdência nacional. Isso também explica porque os políticos e burocratas querem tanto que você goste e defenda a previdência nacional como se fosse um direito seu pois esconde seu real propósito que é de dar mais poder ao burocrata e menos recursos e opções para o cidadão.

    Luiz Philippe de Orleans e Bragança.

    1
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Essa situação é dificil Rodrigo. Mas em linhas gerais essa não opção ocorre porque a previdência é contributiva, parte da população paga para outros se aposentarem. A informalidade é uma das causa, conheço gente que praticamente nunca contribuiu com a previdência, adivinha quem bancou sua aposentadoria? Ao longo da história existe uma massa de pessoas que não contribuiram ou pouco contribuiram, pessoas que moraram na zona rural, etc. Isso é polêmico....vejo o desconto da previdência no meu salário e fico pensando,se eu pudesse fazer uma previdência privada com ele, etc. Até que essa massa de pessoas que pouco contribuiram faleçam vai continuar esse problema. Aos longo do tempo essa situação tende a mudar, olhando apenas essa variável.

      0
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Por exemplo, tenho tio que se aposentou recentemente, trabalhou por muitos anos na zona rural, de forma precária, sem contribuir nada (que fosse 30 reais ao menos por mês) e quando mudou para a cidade contribuiu muito pouco (empregos sem carteira, bicos, etc). E ele é uma pessoa pobre. Na situação dele existem milhões e milhões. Mas os trabalhadores mais recentes já vem mudando esse perfil, maioria contribui, até mesmo microempreendedores já contribui, minha esposa mesmo que é autônama contribui a parte. Mas o passivo de uma geração ficou e não vejo como deixá-los desamparados e infelizmente esse dinheiro terá de sair de algum lugar.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Tiago, exatamente o que o Luiz Philippe falou, a previdência pública é utilizada para validar outras legislações como a trabalhista. Você deve ser funcionário público, e o setor público é o responsável pelo déficit da previdência, pois não contribuem com nada também, só recebem os impostos.

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      O ESTADO BRASILEIRO E' UMA BADERNA TOTAL, O DEFICIT DA ´PREVIDENCIA DECORRE DA FALTA DE RECOLHIMENTO AO INSS POR PARTE DE PREFEITURAS E ESTADOS CALOTEIROS----O GOVERNO E' QUEM ENTERRA O BRASIL--

      0
    • Fernando Engler Palotina - PR

      Pessoas do meio rural não contribuem com nada??? Me devolvam o FUNRURAL então!!!

      0
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Além de ser Funcionários Público onde a aposentadoria ser integral e praticamente não produziu nada para contribuir com a arrecadação e geração de empregos que contribuiria p o caixa dá previdência . Ao contrário todo dia olhando para o calendário para ver qual próximo feriado e precisando para que houvesse pontos facultativos p os órgãos públicos , contribuindo ainda mais para a não geração de empregos que por sinal a Previdência só está assim pela incompetencia das Administrações públicas .

      0
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Precionando

      0
    • Leolirio Dionisio Poletti Vila Nova-Toledo - PR

      Escravo bom é aquele que paga a conta!!!

      0
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Bom vamos lá vejo que muitos aqui se norteiam apenas pelo senso comum . A aposentadoria integral para servidor público é de fato um absurdo! Para quem entrou após 2003 as regras já mudaram bastante e para quem entrou a partir de 2013 já se assemelha a iniciativa privada, porém pagando um percentual maior de contribuição.

      E com as mudanças que virão a maioria equivalera aos funcionários da iniciativa privada, ops, pagando maior percentual de contribuição.

      Não sou contra as mudanças estão corretas, infelizmente o tal direito adquirido irá acabar por preservar a integralidade dos que já se aposentaram e dos que estão próximos de se aposentar.

      Infelizmente, parte do meu salário será pra bancar essa turma que de fato não precisa de auxílio nenhum, diferentemente de casos como o que citei na outra mensagem.

      0
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Fernando, qto ao funrural, que se não me engano foi criado na década de 60 ou 70 muitos produtores não recolhiam no passado considerando o modo de comercialização informal da produção agrícola. Ao longo do tempo com a formalização das vendas esse percentual passou a ser cobrado de um número maior de produtores. Fora que no passado, a agricultura familiar predominava, famílias inteiras moravam na roça, todos os filhos lá, muitos já trabalhando na informalidade., não por acaso a aposentadoria rural se dá muito por relatos de testemunhas. O funrural mais a contribuição referentes aos empregados agrícolas não cobre nem 10% do valor gasto com a aposentadoria rural.

      É bem verdade que temos muita fraude nessas aposentarias justamente por se basear em informação de testemunhas, declaração de sindicatos, etc. Quem nunca ouviu falar em alguém que se aposentou por meio da aposentadoria rural sem ao menos ter morado no campo?

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Tiago, esses desvios de comportamento advêm de uma única causa: FALTA-NOS MENTALIDADE !!!

      3
    • Fernando Engler Palotina - PR

      Citei o FUNRURAL pelo seguinte, Tiago... Quem pagava o FUNRURAL depois era cobrado de ter os funcionários com carteira assinada, bitributação... O FUNRURAL também tinha um viés antiprodutivo,e punitivo quanto mais produzia o produtor mais ele pagava!!! Sobre estas questões das "testemunhas", conheço muitas delas que foram autuadas pelo INSS para pagar o "atrasado" que eles declararam... Voltando ao que levantou o Rodrigo e que era o importante do caso, o problema é que o ESTADO cria coisas obrigatórias... Isso tem que acabar... Todos devem ter o direito de pagar se quiser utilizar e ponto final... Quem não pagar não usa, o ESTADO tem que parar de querer ser pai de todo mundo...

      1