Fala Produtor - Mensagem

  • Aloísio Brito Unaí - MG 09/12/2017 07:47

    Aí está o que falo há anos... Os ambientalistas deveriam se preocupar mais em auxiliar tecnicamente esses processos erosivos e degradante. Há 30 anos eu mergulhava em rios da região do oeste de Minas Gerais e presenciei, após 2 anos de mergulho, que um determinado poço de um rio transformava-se em pouco tempo, de fundo rochoso e com profundidades de até 8 m (como exemplo o Rio São Domingos, afluente do Urucuia, em Buritis de Minas) passar a ter menos de 1 m de profundidade... e só lama no fundo. Eu avisei várias pessoas sobre esse fenômeno, e culpavam só aos agricultores... Vocês não têm ideia da quantidade de terra que estradas jogam em rios e córregos. Cansei de avisar que precisavam fazer recuperação de estradas de terra com projeto de pequenas bacias de contenção de água em nessas estradas. No entanto, eu mesmo as fiz na estrada que passava na frente de nossa fazenda e a prefeitura ia lá para recupera-las depois da chuva e destruía os quebra-molas que faziamos para conter a água e direciona-la para essas bacias de contenção, até que cansamos de gastar dinheiro. A ignorância e falta de planejamento é algo terrível nas atividades públicas desse País. Estamos destruindo nossos rios simplesmente por ignorância e falta de atenção de pessoas que deveriam estar corrigindo esses problemas e coordenando atividades essas necessárias para conter a degradação com simples atitudes e responsabilidades das prefeituras e órgãos ambientais locais. Esse País vive só de ideologia e sensacionalismo. Atividade séria e eficiente não existe. Eu cansei desse País. Cansei dessa ideologia e sensacionalismo sem resultados e com perda de patrimônios naturais gigantescos e com cenários cada vez mais alarmantes para as próximas décadas. Não vejo solução! Não vejo responsabilidade de órgãos ambientais e prefeituras como deveria ser. Não teremos solução.

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Aloisio, os conceitos são vários, mas como o senhor falou em estradas de terra, vou citar só o conceito que visa "estrada". ... Toda estrada deve ser um divisor de águas e NÃO um condutor de águas... SIMPLES ASSIM !!!

      1
    • Valdomiro Rodante Junior Porangatu - GO

      Incrível!!!, hoje eu estava vindo da fazenda e observei os córregos que cruzei, todos assoreados..., as prefeituras não fazem nada, só passam a patrol, e a cada chuva a terra vai toda para o leitos dos rios... tenho observado a profundidade dos barrancos da estrada que já tinha mais de um metro de profundidade e imaginando que toda a terra que saiu da estrada está, agora, dentro do rio..., devido a isso, a cada ano que passa, mais rios estão secando e a falta d'água cada vez se exacerba mais..., é preocupante o descaso dos órgãos públicos que não vêem que a situação é de urgência.

      3
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Aqui no Paraná não é diferente. Agora se o tanque de diesel tiver um vazamento, o agricultor vai pra cadeia. Mas as estradas rurais, que são escoadouros de terra para os rios, ninguém dá atenção. Os rios e córregos morreram faz tempo e nenhum órgão ambiental faz nada.

      0