Vegetais elevam preços agrícolas em 0,20% na primeira semana de maio
Publicado em 16/05/2012 13:43
O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural, subiu 0,20% na primeira quadrissemana de maio, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). Os produtos de origem vegetal foram os responsáveis por elevar o IqPR, com aumentou 0,62%, enquanto o índice de preços dos produtos de origem animal caiu 0,93%.
As altas mais significativas ocorreram nos preços da batata (41,04%), feijão (15,02%), banana nanica (13,31%), soja (9,40%) e trigo (5,37%).
De acordo com os pesquisadores do IEA, responsáveis pelo estudo, a quantidade excedente de batata entre fevereiro e abril, por conta do verão seco no início do ano, fez com que muitos produtores atrasassem suas colheitas para o começo de maio, esperando por preços remuneradores.
No caso do feijão, a safra das águas mostrou volumes insuficientes, dando início a um primeiro movimento de elevação, explicam os analistas. No momento seguinte, o plantio da seca, em muitas regiões relevantes, foi problematizado pela expansão da soja, concorrente em área, trazendo consigo a mosca branca (vetor de doença limitante ao mosaico dourado). Mais recentemente, a seca nordestina que atinge a importante região produtora de Irecê (BA) levou à precificação da escassez futura.
As temperaturas amenas do outono estimulam o consumo da banana e, pelo lado da oferta, reduzem o ritmo de crescimento dos cachos da fruta, propiciando o aumento sazonal de preços. Quanto à soja, os recentes impulsos de desvalorização da moeda brasileira, a manutenção da demanda chinesa e oferta mundial no curto prazo não contribuem para a recuperação dos estoques. Os técnicos do Instituto ressaltam que a menor safra do grão para 2012 vem garantindo preços elevados para o produto.
As quedas mais expressivas foram verificadas nos preços do tomate para mesa (23,92%); do milho (9,92%); dos ovos (5,34%) e da carne suína (4,21%).
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Sec. Agricultura - SP
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli