Moreira Mendes apresenta projeto de lei para facilitar regularização fundiária
Com o intuito de facilitar os processos de regularização fundiária e resolver os conflitos no campo, o deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) apresentou, nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei 6516/2013, que dispõe sobre as etapas da titulação dos lotes do Programa Terra Legal. Segundo o parlamentar, o posseiro que ocupa a terra não poderá viver na indefinição dos direitos fundiários.
“Precisamos resolver a questão da regularização fundiária. O produtor precisa do título definitivo da terra, porque não pode viver na incerteza e a mercê de grileiros”, explicou Moreira.
O deputado justificou que apresentou esse projeto porque participou de audiência com o ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, em setembro, para cobrar mudanças na legislação do Programa Terra Legal. Na ocasião, o ministro sugeriu que fosse feita uma proposta com todas as alterações solicitadas. “Fiz a minha parte, apresentei o projeto de lei para garantir agilidade ao processo, pois precisamos resolver e facilitar a emissão das novas titulações”, disse.
Segundo Moreira, existe muita burocracia nos processos da regularização fundiária e irregularidades administrativas. Para ele, o programa só vai funcionar se passar por uma reavaliação da legislação. O parlamentar disse ainda que esse problema tem prejudicado o produtor rural e que o projeto visa garantir mais segurança jurídica. “Essa é a demonstração do meu trabalho em defesa do produtor rural e os interesses dos rondonienses”, finalizou.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli