Helicoverpa: Governo declara emergência fitossanitária em MT
O governo federal declarou estado de emergência fitossanitária em Mato Grosso em função dos ataques da lagarta Helicoverpa armigera nas áreas produtoras. A portaria de número 1.130, assinada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, foi publicada nesta segunda (18) no Diário Oficial da União, sendo válida para todo o Estado. No último dia 04, o oeste baiano também teve reconhecido o mesmo estado de emergência.
A medida terá prazo de um ano para implementação do plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais. Ou seja, mecanismos para reduzir a população da praga. Entre elas, a importação de agrotóxicos com o princípio ativo benzoato de emamectina. As aquisições dos produtos foram regulamentadas pelo governo por meio do Decreto 8.133 (autoriza a decretação mediante situação de risco).
Há poucos dias, o governo mato-grossense solicitou ao Mapa, a declaração de emergência para a Helicoverpa armígera, com base na Lei 12.873, de 24 de outubro deste ano.
Leia a notícia na íntegra no site do G1.
1 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Telmo Heinen Formosa - GO
Pois é... vocês viram ontem uma notícia no "Fanático" da rede BôBO?
Brasil, ziu!, ziu!, ziu!, ziu! um país de TOLOS (96%) Defensivos Agricolas, precisam de uma AUTORIZAÇãO para entrar.... e Bijuterias contaminadas, altamente contaminadas, precisam de uma AUTORIZACÃO para "Não entrar" no pais. Cadê os #Ambientalóides? Está provado mais uma vez que a ação dos ambientalóides é CONTRA os agricultores e não a favor do povo... RECEITA FEDERAL consultou o IBAMA e a ANVISA e ambos declararam que nada podem fazer, nao existe impedimento para importação de bijouterias altamente contaminadas com Cádmio. Em defensivos basta "um pio" de alguém e o desembarque é interditado. Assim não tem condições....