Decisão sobre alteração da mistura do etanol à gasolina é adiada
A alteração da porcentagem de etanol anidro à gasolina, que é de 25%, não foi discutida na reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), realizada nesta terça-feira (24), em Brasília (DF), com a presença da presidente Dilma Rousseff. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, essa decisão somente será tomada atendendo a critérios técnicos e não passa pelo CNPE.
A decisão só deverá sair dentro de três meses após a realização de testes do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes) e do Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que checarão se a alteração será prejudicial aos motores dos veículos, como acredita a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Para tentar reverter a crise do setor, que interrompeu o funcionamento de diversas usinas nos últimos dois anos, os produtores do setor sucroenergético estão na expectativa de que esse aumento da mistura chegue a 27,5%. A medida também deve equilibrar um pouco as contas da Petrobras, que vem importando petróleo a preços elevados no exterior e repassando com subsídios no mercado interno.
Leia também:
>> Ações da Petrobras caem quase 4% após acordo sobre cessão onerosa do Pré-Sal
>> Aumento do etanol na gasolina para 27,5% gerará demanda de um bilhão de litros
>> DA REDAÇÃO: Reunião com Dilma poderá definir percentual do etanol na gasolina
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY