Na Folha: Operação da PF poderá levar a abate de matrizes e a alta de preço da carne

Publicado em 23/03/2017 08:01
Por Mauro Zafalon, coluna Vaivém das Commodities

Os dados apresentados pela Operação Carne Fraca, e apurados nos últimos dois anos, estão afetando fortemente o mercado da carne bovina hoje, mas os efeitos poderão ser ainda mais sérios daqui a três anos.

Diferentemente do mercado de frango e de suínos, o ciclo da produção do boi é longo. Enquanto o resultado de uma decisão dos produtores de frango de aumentar ou diminuir a produção tem efeito em dois meses, e a dos suinocultores, em seis, a dos pecuaristas demora pelo menos dois anos.

Com isso, se as barreiras externas colocadas ao produto brasileiro aumentarem e perdurarem por vários meses, o mercado externo de carne encolherá em um momento que o país passa por uma queda de renda dos consumidores e redução de consumo interno.

Essa situação vai refletir nos preços do boi, levando parte dos pecuaristas a diminuir o rebanho. Essa redução começa pela venda de vacas, que, com valores menores, deprecia ainda mais os preços médios do setor.

O abate de matrizes reduz a produção futura de bezerros e, consequentemente, a de boi gordo.

Se isso correr, a oferta de carne diminui, os preços voltam a subir e incentivam o pecuarista a investir novamente.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S.Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Celso de Almeida Gaudencio Londrina - PR

    Política de produção bovina brasileira após a Mega Operação "Carne Fraca" --

    Nada indica desabonar a qualidade sanitária da carne bovina brasileira, mesmo diante da Mega Operação "Carne Fraca". Mas, como o mercado de boi foi gravemente prejudicado por operação de tal magnitude, o produtor tem que se ajustar a essas ameaças vindas de fora da porteira.

    O ajuste tem que ser na política de produção, isto é, quanto produzir para não abarrotar o mercado de boi. Nos sistemas de criação ou de ciclo completo de bovinos, caso se diminua dois por cento as vacas matrizes e mantiverem o plantel durante dois ou mais anos, é o inicio desse ajuste. Os que fazem recria/engorda no sistema extensivo protelarem em dois meses a entrega de bois gordos, como exemplo comercializar os bois após 32 em vez de 30 meses depois da desmama, resultando numa diminuição na oferta em cerca de dois e meio por cento /ano. Para os que fazem terminação no cocho ou semiconfinamento devem seguir da mesma maneira, exceto para a terminação de bois destinados exclusivamente para a exportação, onde a análise é mais complexa, o ajuste deve ser maior em função de quanto será a diminuição da demanda e a desvalorização internacional da carne, diante da deflagração da Mega Operação "Carne Fraca".

    Outros cálculos poderão ser feitos para que o ajuste se aproxime do correto.

    Se essas medidas não forem aceitas por todos os sistemas de produção bovina, o mercado continuara abarrotado de bois, com prejuízo muito maior. Dessa forma, o setor continuara a mercê das ameaças feitas com avaliação de parâmetros inadequados pela inabilidade de fora da porteira, onde teor de fécula em subprodutos industrializado coloca em descrédito a qualidade da carne bovina brasileira após a Mega Operação "Carne Fraca".

    0
    • Sergio Bertoque dos Santos bom jesus - PI

      O problema não esta nos produtos brasileiros,mas sim na fraca qualidade do servidor público. Qual instituição pública que funciona, o produtor ou empresário é o que leva ferro, esta preso etc. mas o servidor só é afastado, transferido, não é preso,não retiram seus vencimentos, seus bens...Ou seja logo vamos ter mais servidor público que trabalhador privado. Concluindo: o Brasil produz os melhores produtos do mundo. ex relógios, calculadoras etc. São de primeira qualidade mas é tudo exportado, mas o que é importado hehehe só lixo... ex produtos da China... Os brasileiros tem que ter vergonha na cara. " Que gestão pública é essa"

      0
    • Celso de Almeida Gaudencio Londrina - PR

      O que estou ´propondo é política de produção para bovinos dentro da porteira, que se adotada eliminaria os ciclos da pecuária bovina.

      0
    • Sergio Bertoque dos Santos bom jesus - PI

      Você esta certo Celso, a produção pecuária no Brasil é projetada a longo prazo e o produtor sabe disso, mas o e efeito cascata é rápido, mas meu comentário no geral.

      0
    • Celso de Almeida Gaudencio Londrina - PR

      Mas esperava mais da PF que também é servidor publico estatutária que levantou parâmetros técnicos inadequados e inábeis para função publica, ainda não apresentaram laudos periciais sobre a sanidade e imprópríos para o consumo para que as acusações tivesse o desfecho que teve.

      0