Presidente da Funai Nacional faz visita institucional na Famato

Publicado em 02/09/2020 12:01


O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, esteve na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) para uma visita institucional nesta segunda-feira (1º de setembro), em Cuiabá. A comitiva foi recebida pelo diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Vilmondes Sebastião Tomain, o superintendente do Senar-MT, Francisco Pugliesi de Castro, o diretor de Operações do Senar-MT, Guto Zanata, e o gestor de Inteligência de Mercado do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer. 
 
Na ocasião, Xavier ouviu as demandas do setor produtivo rural do estado e discutiu possíveis parcerias com o Sistema Famato. A visita teve a participação do assessor de Acompanhamento a Estudos e Pesquisas da Funai, Claudio Badaró, e do coordenador geral de promoção a cidadania, Joany Arantes. 
 
Marcelo Xavier falou das iniciativas e projetos de melhoria das condições de vida das comunidades indígenas, relacionados a temas como educação, saúde, segurança alimentar e autonomia indígena. “A nova Funai trabalha para que os indígenas conquistem a autonomia a partir de atividades sustentáveis, o que requer planejamento e qualificação. Estamos buscando parceiros que possam contribuir nesse sentido, como é o caso da Famato. Alcançar melhores condições de vida é um direito de todos e não significa, de forma alguma, perda de identidade étnica”, destacou Xavier.
 
O diretor Vilmondes Tomain falou do interesse da Famato na disseminação de conhecimento técnico e tecnológico para se produzir mais em menos, e, para isso, não só a Famato, mas também o Senar-MT, que qualifica o produtor rural, está à disposição de todos os produtores rurais, índios ou não índios.
 
O superintendente do Senar-MT, Francisco Castro, destacou a importância da expansão da fronteira do conhecimento por meio dos cursos de educação e qualificação profissional ofertados pela entidade, além de colocar à disposição para futuras parcerias com a Funai.   
 
O gestor do Imea, Cleiton Gauer, apresentou dados do desempenho do agronegócio mato-grossense. O gestor fez uma explanação do cenário do mercado de grãos, algodão, e rebanho bovino. Segundo o Imea, o agronegócio representa pouco mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.
 
Também participou da reunião o superintendente da Assuntos Indígenas da Casa Civil de Mato Grosso, Agnaldo Pereira dos Santos.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famato

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário