Câmara pode retomar nesta semana projeto de unificação do ICMS sobre combustíveis

A Câmara dos Deputados pode retomar nesta semana as discussões do projeto de lei complementar (PLP 16/2021) de autoria do poder executivo para unificar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis e outros derivados como lubrificantes, gás natural, GLP e querosene, segundo informação reportada com exclusividade pela CNN Brasil.
A proposta do governo Bolsonaro foi apresentada em fevereiro na Câmara para tentar reduzir a volatilidade dos preços do diesel, gasolina e etanol, que atingiram preços recordes neste ano de 2021.
Atualmente, o ICMS é cobrado nos postos sobre o preço de comercialização da gasolina, variando entre 25% a 34%, e por cada estado do Brasil que define a sua própria alíquota. Com a nova proposta, esse valor passaria a ser fixo, em reais, de forma igual em todos os estados, mas ainda não há definição do quanto seria. Além disso, a cobrança seria feita nas refinarias.
Com a cobrança nos postos, como é feita hoje, há outros impostos que incidem sobre o valor dos combustíveis nos estados brasileiros, como PIS, Cofins e a Cide.
Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilados pela CNN, a composição do preço da gasolina nos postos do Brasil contempla o combustível em si (31,5%), o ICMS (28,5%), os tributos federais (15,8%), mistura de etanol ou biodiesel (15%) e lucros e custos (9,2%).
Nessa conta, o ICMS custava cerca de R$ 1,20 por litro, em média, nos postos do Brasil no ano passado.
Também está em tramitação na Câmara um outro projeto (PDC 978/18) que visa reduzir os preços do etanol ao consumidor através da possibilidade de venda direta dos dos produtores para postos de combustível. O projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora será analisado pelo Plenário.
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY