Powell diz que redução do balanço do Fed ainda tem um longo caminho a percorrer
![]()
Por Howard Schneider
WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve tem "um longo caminho a percorrer" para reduzir o tamanho de seu balanço patrimonial, com o ponto final do aperto quantitativo ainda incerto, disse o chair do Fed, Jerome Powell, ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara nesta quarta-feira.
O Fed já reduziu o tamanho de sua participação em cerca de 1,7 trilhão de dólares, disse Powell, mas irá cuidadosamente até um ponto de parada para garantir que as instituições financeiras tenham acesso a reservas adequadas.
"Fizemos muito progresso", disse Powell, mas "sentimos que ainda temos um longo caminho a percorrer".
O Fed aumentou seu balanço em resposta à pandemia de Covid-19 para ajudar a suprimir os juros de longo prazo e sustentar a economia. Atualmente, o Fed está permitindo que até 25 bilhões de dólares por mês de seus títulos do Tesouro e 35 bilhões em títulos lastreados em hipotecas expirem à medida que vencem.
Esse foi o segundo dia de depoimento de Powell perante o Congresso dos EUA, um exercício semestral que inclui análise das condições econômicas e da política monetária e, normalmente, um interrogatório dos parlamentares sobre questões regulatórias e outras questões também.
Os comentários de Powell ao Comitê Bancário do Senado, na terça-feira, mostraram tanto uma maior confiança em um declínio contínuo da inflação quanto uma sensibilidade cada vez maior em relação ao risco de manter a política monetária muito apertada por muito tempo e desacelerar a economia mais do que o necessário.
(Reportagem de Howard Schneider)
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC