Indústria de máquinas e implementos agrícolas cresce 24,9% em 2010
Segundo Celso Casale, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA), o bom desempenho do setor se deve ao esforço dos fabricantes para garantir a competitividade no mercado e à disponibilidade de crédito para o produtor rural, por meio de programas como o BNDES-PSI e o Mais Alimentos, voltado exclusivamente à agricultura familiar.
“Sem esses financiamentos, os produtores não teriam poder de compra para investir na mecanização”, afirma. A meta para 2011 é crescer em torno de 15% e se aproximar dos números de 2008, um dos melhores anos para o segmento na última década.
Entre as principais ações da CSMIA para assegurar o crescimento, está a recente conquista da prorrogação do PSI, que terminaria em março deste ano. “Estamos discutindo com o governo federal a possibilidade de se fixar taxas diferenciadas para o segmento agrícola para atender as necessidades do produtor rural”, destaca Casale.
Além de subir o faturamento, o setor apresentou uma alta de 13,3% no número de empregados. Em dezembro de 2010, a indústria contou com 47,6 mil postos de emprego contra pouco mais de 42 mil em 2009.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli