Famato cobra a sanção imediata do zoneamento socioeconômico e ecológico de MT
A aprovação do zoneamento ocorreu no dia 27 de outubro de 2010, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso. O projeto denominado substitutivo 3 estabelece diretrizes quanto à área que pode ser usada para a agropecuária e a diminuição de reservas legais. A proposta só entrará em vigor se sancionada pelo governo do estado e aprovada pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente.
Estão contidos no projeto o aumento de áreas destinadas ao uso intensivo do agronegócio, que passará de 23 para 39 milhões de hectares e redução de áreas de relevância ecológica como florestas e recursos hídricos de 43 para 32 milhões de hectares. “Mato Grosso tem 64% do território protegido e o zoneamento vai continuar protegendo esse território. Os produtores não têm nenhuma intenção de aumentar o desmatamento", disse.
APROSOJA
As declarações de Rui Prado foram feitas durante lançamento do 6º Circuito Aprosoja. De acordo com o presidente da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado), Glauber Silveira, o objetivo é ajudar o produtor a se informar para visualizar a próxima safra (2011/12), com base nos dados apresentados sobre as condições socioeconômicas do país e do mundo. “Nosso papel é difundir informações mercadológicas, além de projetar cenários relacionados à rentabilidade que auxiliem no planejamento da próxima safra”, explicou.
Pela primeira vez, o evento reúne outros Estados. Além de Mato Grosso, os Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Goiás e Bahia foram inseridos na programação. Esses Estados, juntos, representam mais de 85% de toda a produção de soja do país. A liderança é de Mato Grosso, com 20,55 milhões de toneladas, seguido do Paraná (14,86 milhões/t) e Rio Grande do Sul (11,27 milhões/t). O Circuito Aprosoja percorrerá 20 municípios mato-grossense e depois segue para Dourados/MS, dia 16 de maio, Cascavel/PR (19/05), Santo Ângelo/RS (20/05), Rio Verde/GO (23/05) e, Luís Eduardo Magalhães/BA, dia 24 de maio. Em todas as cidades haverá palestras sobre o mercado e a comunicação no agronegócio.
O evento reúne anualmente líderes empresariais, sociais, ambientais, culturais, acadêmicos e governamentais de todo o país para dialogar, assumir compromissos, divulgar práticas e soluções visando o desenvolvimento sustentável local e global, além de propor políticas para decisões em prol do desenvolvimento agrícola brasileiro.
O Circuito Aprosoja contou ontem com a presença de palestrantes internacionais, como o sócio-diretor da empresa americana High Quest Partners/Soytech, Hunt Stookey, e o correspondente DTN da China, também presidente executivo de investimentos da Hopefull & Holding Corp Ltda., Lin Tan. Hunt Sttokey e Lin Tan participaram do painel sobre o mercado de commodity, abordando questões mercadológicas que envolvem a soja em sua relação com os países que são mercados potenciais ou importadores da commodity no mundo, em especial, a relação com os Estados Unidos e a China.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli