Brasil e Argentina se unem para impulsionar a biotecnologia animal
Publicado em 09/05/2012 11:46
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul promovem, com o apoio do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia – CBAB, o curso “Epigenética na reprodução animal: conceitos e aplicações”, no período de 7 a 18 de maio de 2012, no Campo Experimental Fazenda Sucupira em Brasília, DF. Participam do curso 10 técnicos, incluindo professores, pesquisadores e doutorandos das áreas de Biotecnologia, Genética e Bioinformática da Argentina, Colômbia, Uruguai, Paraguai e de diferentes regiões do Brasil.
A epigenética é hoje uma das áreas mais atuantes da pesquisa científica em geral e se baseia no estudo dos mecanismos moleculares por meio dos quais o meio ambiente influencia a atividade genética. O objetivo do curso é fornecer conceitos básicos e informações atuais sobre essa ciência e seu papel na reprodução animal.
A iniciativa é apoiada pelo Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia - CBAB, um programa de integração regional que tem colaborado para consolidar os laços de cooperação entre o Brasil e a Argentina, ampliando a base do conhecimento, de acordo com as necessidades e prioridades estabelecidas para a biotecnologia nos dois países.
Para os coordenadores do curso, o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Maurício Franco, e a professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Fabiana Sterza, o curso vai contribuir para a formação de novos cientistas, além de qualificar especialistas de diferentes áreas de pesquisa em epigenética aplicada à reprodução animal.
Franco lembra ainda que esta capacitação se alinha às diretrizes da Embrapa de formar parcerias para transferir conhecimentos e tecnologias à sociedade.
Participam também da equipe técnica do curso: Margot Dode (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia); Evelyn Andrade (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul); Marcelo Seneda (Universidade Estadual de Londrina, PR); Rafael Martin (Departamento de Producción Animal da Facultad Agronomía, Universidad de Buenos Aires) e Flavia Lombardi (Universidade Estadual Paulista, UNESP/FCAV, Jaboticabal, SP).
Mais informações sobre o curso podem ser encontradas na página da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia pelo endereço: https://www.cenargen.embrapa.br/cursos/2012/curso_epigenetica_reproducao_animal.html
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli