Capacidade de armazenagem será ampliada em MT

Publicado em 07/08/2012 16:27
Plantio da segunda safra de milho começa após a colheita da soja, ou seja, em cerca de 6 meses.
Quantidade de armazéns e silos em Mato Grosso será ampliada para atender a próxima safra de milho no Estado, estimada em até 20 milhões de toneladas pela Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). Garantia de armazenagem foi feita pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, nessa segunda-feira (06) em São Paulo, durante o 11º Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Para evitar a estocagem de milho a céu aberto no Estado, situação que se repete nesta safra depois de ter ocorrido em 2010, o ministro disse que será acionado o Plano Nacional de Armazenagem, destinado a atender em primeiro lugar a produção de grãos e fibras. Presente no evento e comentando a declaração do ministro, o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, observou que o governo precisa facilitar o acesso ao crédito para que os produtores possam investir na construção dos próprios armazéns. “Deveria ser criado um programa de incentivo às cooperativas para que esses armazéns fiquem nas mãos dos produtores”. Silveira lembra que o plantio da 2ª safra de milho no Estado inicia tão logo seja encerrada a colheita da soja, ou seja, em aproximadamente 6 meses. Por isso, a intervenção anunciada pelo ministro não deve socorrer os produtores a tempo da próxima colheita.

Veja a notícia na íntegra no site da Gazeta Digital
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta Digital

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • sebastião leme alves lima Rio Verde - GO

    Precisamos sim de aumentar o nivel de armazens não só no Mato Grosso mas em todo Centro Oeste. Uma sugestão seria fazer cooperativas de pequenos e medios produtores que não tem como manter sozinho uma estrutura de armazenagem de grãos.

    0