Agricultura do Chile também sofre com seca e governo deve decretar estado de emergência

Publicado em 09/10/2013 16:40

O presidente do Chile, Sebastián Piñera anunciou nesta quarta-feira (9) que o governo irá decretar emergência agrícola em algumas comunidades da Região Metropolitana do país, sem especificar quais, que irão se juntar às três regiões onde a medida já foi adotada para enfrentar as consequências das geadas de setembro.

O presidente também disse aos chilenos para tomar cuidado com os especuladores que querem se aproveitar da crise climática para aumentar injustamente os preços de alguns produtos.

"Já está decretada a emergência agrícola em Valparaíso, Libertador Bernardo O'Higgins e Maule e esperamos hoje decretar emergência agrícola em algumas comunidades da região metropolitana", disse o presidente em uma coletiva de imprensa junto aos ministros na La Moneda.

Entre as medidas emergenciais apontadas por Piñera estão um incentivo ao financiamento, um plano de capacitação, a realização de feiras regionais e um plano de reabilitação agrícola. Para os usuários do Indap (Instituto de Desarrollo Agropecuario), se estabelece também um abono de até 200.000 pesos (cerca de R$880) por hectare que irá beneficiar cerca de 6.000 pequenos agricultores.

"Cerca de 15 usuários do Indap contam com um seguro por problemas climáticos e nas zonas afetadas cerca de 60% dos pequenos produtores contam com este seguro", apontou Piñera.

Com informações do site América Economia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário