Helicoverpa: Governo declara emergência fitossanitária em MT

Publicado em 18/11/2013 10:08

O governo federal declarou estado de emergência fitossanitária em Mato Grosso em função dos ataques da lagarta Helicoverpa armigera nas áreas produtoras. A portaria de número 1.130, assinada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, foi publicada nesta segunda (18) no Diário Oficial da União, sendo válida para todo o Estado. No último dia 04, o oeste baiano também teve reconhecido o mesmo estado de emergência.

A medida terá prazo de um ano para implementação do plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais. Ou seja, mecanismos para reduzir a população da praga. Entre elas, a importação de agrotóxicos com o princípio ativo benzoato de emamectina. As aquisições dos produtos foram regulamentadas pelo governo por meio do Decreto 8.133 (autoriza a decretação mediante situação de risco).

Há poucos dias, o governo mato-grossense solicitou ao Mapa, a declaração de emergência para a Helicoverpa armígera, com base na Lei 12.873, de 24 de outubro deste ano.

Leia a notícia na íntegra no site do G1.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Pois é... vocês viram ontem uma notícia no "Fanático" da rede BôBO?

    Brasil, ziu!, ziu!, ziu!, ziu! um país de TOLOS (96%)

    Defensivos Agricolas, precisam de uma AUTORIZAÇãO para entrar.... e Bijuterias contaminadas, altamente contaminadas, precisam de uma AUTORIZACÃO para "Não entrar" no pais.

    Cadê os #Ambientalóides? Está provado mais uma vez que a ação dos ambientalóides é CONTRA os agricultores e não a favor do povo...

    RECEITA FEDERAL consultou o IBAMA e a ANVISA e ambos declararam que nada podem fazer, nao existe impedimento para importação de bijouterias altamente contaminadas com Cádmio.

    Em defensivos basta "um pio" de alguém e o desembarque é interditado.

    Assim não tem condições....

    0