Conab regulamenta renegociação de dívidas em armazenagem

Publicado em 12/12/2013 13:13

Os armazenadores que contraíram débitos junto a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) terão condições especiais para quitar ou renegociar suas dívidas. A diretoria colegiada da Companhia aprovou nesta semana as condições para a execução do artigo 50 da Lei 12.873, sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União em 25 de outubro. Atualmente 907 armazenadores estão impedidos de operar com a Conab em razão das dívidas existentes.

A medida visa estabelecer condições para renegociação de dívidas anteriores a 31 de dezembro de 2011, que estejam em cobrança administrativa ou judicial, em caso de perdas de produtos pertencentes à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e aos Estoques Reguladores. Os interessados têm até abril de 2014 para aderirem ao plano de renegociação.

O valor da dívida será atualizado até a data da liquidação ou renegociação tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e juros de 3,5% ao ano, ficando dispensada a cobrança de multas de mora e honorários advocatícios.

Entre os principais benefícios está o perdão de 100% dos juros, no caso do devedor quitar a dívida até abril do próximo ano.  Já para aquele que pagar o débito em 10 anos, o perdão será de 80%. Quem optar pelo prazo máximo, de 15 anos, terá um desconto de 60% nos juros.

Poderão ser parceladas as dívidas de armazenadores pessoas físicas ou jurídicas, armazéns, cooperativas ou companhias estaduais. Caso haja inadimplência de 3 parcelas implicará na imediata rescisão do parcelamento e a perda dos benefícios concedidos.

Para o início das negociações o próprio devedor ou representante legal deverá apresentar pedido formal na sede da Companhia em Brasília ou nas Superintendências Regionais. A dívida poderá ser liquidada em espécie ou em produto, conforme condições estipuladas na regulamentação disponível na página inicial da Conab. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário