Expulsão de agricultores do Maranhão: Exército planeja cortar energia e "sufocar" povoados de S. João do Caru

Publicado em 31/12/2013 12:55 e atualizado em 03/01/2014 21:23
Movimentação de intimidação começa na segunda-feira em S. João do Caru. Serão expulsas 1.200 famílias. Para o lugar a Funai pretende trazer 33 índios de Roraima.

A expulsao de seis mil sertanejos pobres da regiao de S. Joao do Caru, (Oeste do Maranhao) comecara' na proxima segunda-feira, dia 6, com a presenca de batalhoes logisticos do Exercito e com o desligamento da energia eletrica de toda a regiao envolvida na desintrusao pedida pela Funai (veja abaixo fotos e mapas da area).

O plano das forcas militares (policia federal, soldados do batalhao da Selva, e Forca Nacional) e' de provocar o "sufocamento" dos povoados, retirando-lhes a capacidade de sobrevivencia. O prazo final para a desocupacao da area, a contar do dia 6, será de 40 dias. Ate la; militares irao fechar as estradas de acesso, e, conforme o avanco das forcas, os sertanejos nao mais terao autorizacao para circularem pela área. A partir da proxima segunda-feira eles serao intimados a deixarem suas moradias, e retirarem seus pertences. E quem sair, nao podera' retornar.

Para esta segunda-feira nao estao previstos enfrentamentos, apenas a movimentacao de intimadacao das formas militares. Mas os sertenajos dos povoados de Caju e de Vitoria da conquista prometem resistir "e correr pro mato"...

Será uma operacao arriscada e diferentemente da expulsao dos produtores rurais de Suia'-Missu (que moravam todos num so' povoado - o Posto da Mata -, e eram constituidos de pequenos, medios e ate grandes produtores), esses sao assentados do Incra (sertanejos fugidos da seca nordestina), ja' acostumados à mata maranhense. Alem disso, estao espalhados em 4 povoados distantes e afastados pelas estradas lamacentas e de trafego praticamente impossivel com as chuvas do inverno. A movimentacao, nesta epoca do ano, so' se dá atraves dos rios. Perto da regiao em conflito corre a estrada de ferro da Cia. Vale do Rio Doce, a Carajas. De outro lado do Para', a regiao foi area de guerrilha (na década de 70).

O processo de desintrucao da area conhecida como Awa'-Guajá (denominacao da etnia que antropologos da Funai dizem ter encontradona regiao) dura 12 anos. A área pretendida pela Funai é de 118 mil hectares (que seriam ligadas à duas outras grandes reservas indigenas já existentes no Oeste do Maranhao, alem da reserva biologica do Gurupi). Agora, cedendo à pressao internacional (comandada pela ONG inglesa Survival), e de jornalistas brasileiros (como a articulista do GLOBO, Miriam Leitao), a Justica determinou a desocupacao, sem ter como contra-partida nenhuma outra area ou moradias para oferecer aos 1.200 assentados. Em seu lugar, serao transferidos 33 indigenas da etnia awa-guajá, hoje habitando as matas de Roraima.

Contra os pobres

Segundo o advogado Emerson Galvao, da FAEMA (Federacao da Agricultura e Pecuaria do Maranhao),  "a demarcação é tendenciosa e prejudica somente os mais pobres".  Proximo dali, na área conhecida como Serra da Desordem, já existem autorizacao de pesquisa para exploracao de metais como estanho e ouro. Uma delas conta inclusive com autorizacao da Funai.

No total, serao expulsas 1.200 familias assentadas pelo Incra  (6 mil pessoas) de 4 povoados que nao receberao indenizações pelas benfeitorias (incluindo escolas, pontes, pocos de abastecimento, linhoes de energia, alem das moradias e instalacoes de mangueiros, tuias e casas-de-farinha). A ocupação foi considerada de má-fé, conforme decisão de março de 2012 da 5ª Vara Federal do Maranhão --, situação que também ocasionou a declaração de nulidade de todos os títulos de domínio concedidos pelo poder público, em relação às propriedades (assentamentos) inseridas no perímetro demarcado.

-- "Isto é triste e amplia a sensação de injustiça por parte dos atingidos", acrescenta o advogado, dizendo nao imaginar qual sera' a reacao dos sertanejos ao receberem a notificacao para deixarem suas moradias. "Porém, como todos sabem, infelizmente, a desintrusão está autorizada e  ainda há uma série de problemas que não foram resolvidos, fato que ao meu ver impediria o cumprimento da sentença", pois o reassentamento das famílias pelo INCRA é algo indispensável e que simplesmente não tem previsão para ocorrer.

-- "Tudo o que o INCRA fez até agora foi lançar um edital para compra de terras, mas como as áreas serao pagas com os TDAs (Titulos da Divida Agraria), que nao tem o valor de mercado, a negociacao nao devera' ser aceita pelos possiveis interessados em verder suas propriedades. 

 

Veja fotos da regiao de S. Joao do Caru, mapas das reservas e cópia da decisão da Justica.

Índios de S. Joao do Caru

Índios de S. Joao do Caru 2

Índios de S. Joao do Caru 3

Índios de S. Joao do Caru 4

Índios de S. Joao do Caru 5

Índios de S. Joao do Caru 6

Índios de S. Joao do Caru 7

Índios de S. Joao do Caru 8

Índios de S. Joao do Caru 14

Índios de S. Joao do Caru 16

Índios de S. Joao do Caru 9

Índios de S. Joao do Caru 10

Índios de S. Joao do Caru 11

Índios de S. Joao do Caru 12

Índios de S. Joao do Caru 13

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

7 comentários

  • Sérgio Basso Primavera do Leste - MT

    Pois é Flavio,só não sei porque a mídia não fala sobre o caso e com detalhes Tipo:oque existe no subsolo da região.

    0
  • Flavio Oliveira Giuliani Restinga Seca - RS

    Isto com o PT já era sabido e esperado que seria assim. Só eles é que não sabiam como iriam se vingar do povo, que o elegeu.

    Flavio Giuliani/ Restinga Seca /RS

    0
  • Sérgio Basso Primavera do Leste - MT

    Será que esta ação chama-se DEMOCRACIA? OU AÇÃO DE TERROR?

    0
  • sergio jose valentini xanxere - SC

    o que esperar de um governo, que tem como lema País rico é um país sem pobreza.A onde esta riqueza desta frase, até um cego sabe que se não beber ou comer morrerá.

    se utilizassem o seguinte lema: um país rico é aquele que tem educação,ORDEM E PROGRESSO como diz a frase que esta na nossa bandeira.

    0
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    O PT vinga da época da ditadura colocando o exército pra fazer o trabalho sujo, obviamente com o intuito de joga-lo contra o povo brasileiro...Todo mundo vê isto, menos o Ministro do Exército...

    0
  • JOAO AUGUSTO PHILIPPSEN Santo Augusto - RS

    Teremos daqui a alguns anos uma comissão da verdade sobre essa e outra barbáries praticadas por este governo? ..... E sabem quem vai pagar essa conta?.... Eu e você otário, mas que nada, continua achando isso bonito e da ibope e voto pra essa gente.

    0
  • Edison tarcisio holz Terra Roxa - PR

    mas o exercito não é pra defender o povo brasileiro? isso o responsavel é o ministro da Justiça ou da injustiça?

    0