Chuvas no Sul: Balanço parcial aponta perdas de 30% na produção agropecuária do PR

Publicado em 12/06/2014 08:21

A Defesa Civil de Guarapuava, no Paraná, estima que 30% da produção agropecuária do município tenha sido prejudicada pela chuva do fim de semana. A atividade leiteira foi a mais afetada.

Só em Guarapuava, região centro-sul do estado, 3,5 mil famílias que vivem na área rural foram atingidas pela chuva ou porque não conseguiram sair de casa ou porque não conseguiram escoar a produção, caso de Vanderley Kuachinhak, que perdeu mais de 500 litros de leite.

Ao todo, 40 pontes ficaram danificadas na zona rural e desde domingo (08), toda a produção do município, de 100 mil litros de leite por dia, deixou de ser recolhida. O prejuízo acomete também as hortaliças. A água comprometeu a plantação e destruiu a estrutura das estufas. Foi tão rápido, que Arani Hilário Santos nem teve tempo de tentar salvar as verduras. “A água veio com bastante força. Na madrugada de sábado para domingo, a gente acordou com água já na entrada da casa e onde tinha plantação, já estava tudo inundado", diz.

O prejuízo do produtor rural vai além da perda com as hortaliças. A água veio com tanta força que acabou levando embora a parte boa da terra e seus nutrientes. Em uma determinada área foram arrastados, pelo menos, 30 centímetros do solo. Para o produtor conseguir recuperar isso, vai levar de um ano e meio a dois anos.

Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário