Resumo: Fórum Econômico Mundial em Davos, novo vírus chinês e missão brasileira na Índia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quinta-feira que ainda "é cedo demais" para declarar o novo coronavírus como uma emergência de saúde global, enquanto a China colocou milhões de pessoas em isolamento em meio a um surto que já matou 18 pessoas e infectou mais de 630.
>> OMS diz que "ainda é cedo" para declarar coronavírus emergência global
Brasil e Índia, os dois maiores produtores de cana-de-açúcar no mundo, devem se unir para globalizar o etanol, de acordo com o ministro de Minas e Energia brasileiro, Bento Albuquerque. Durante apresentação em Nova Délhi com presença do ministro de Energia e Recursos Novos e Renováveis da Índia, Raj Kumar Singh, Albuquerque afirmou, de acordo com comunicado do MME: "O Brasil é o maior produtor mundial de etanol de cana-de-açúcar; a Índia possui a maior indústria de açúcar do mundo. Proponho que unamos nossos esforços para tornar o etanol uma commodity global”.
O jornal Valor Econômico divulgou que os compradores chineses estão impondo desconto de 30% sobre o valor da carne sul-americana, tendo em vista que isso estaria afetando a rentabilidade das indústrias frigoríficas. Em nota a BRF S.A. desmentiu os rumores sobre as renegociações de contratos com o mercado chinês.
O Centro de Resposta e Coordenação do Novo Coronavírus do governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) disse que o primeiro caso do novo coronavírus foi relatado em um hospital local.
O presidente Jair Bolsonaro lidera pesquisa espontânea de intenções de voto para as eleições de 2020, mostra levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT) com o Instituto MDA.
>> Bolsonaro tem 29,1% das intenções de voto. Lula tem 17%, diz pesquisa
A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) cumpriu uma agenda de compromissos na Índia com objetivo de ampliar e diversificar o comércio e a cooperação com o país asiático. Estão previstas reuniões com os ministros que tratam da agricultura e alimentação no país, além da participação em encontros empresariais.
>> Na Índia, ministra busca ampliar e diversificar comércio e cooperação com país asiático
O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços divulgou, por meio da Secretaria de Comércio Exterior, seu relatório semanal que aponta as exportações acumuladas de diversos produtos agrícolas até o final da terceira semana de janeiro.
>> Exportações brasileiras de milho em janeiro estão 35,6% menores do que mesmo mês de 2019
Arioli se emociona ao lembrar da 1ª assembleia da cooperativa de cana debaixo de uma árvore
Norte do Paraná passa por estiagem e altas temperaturas em pleno enchimento de grãos da soja. Milho em MT com boas perspectivas
Arroz vai mudar de patamar de preços e subir até 30% nas prateleiras dos supermercados, diz Federarroz
Mercado de máquinas de construção projeta um aumento de 50% nas vendas em relação à 2018
Recuperação da economia do Brasil é aplaudida de pé em Davos: "o mundo precisa de mais comida", diz Paulo Guedes
Com a maior safra de grãos de todos os tempos, oeste paranaense já alcança a média de 75 sacas/ha nos melhores talhões de soja
0 comentário
No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)
Murcha avança nos canaviais e já figura entre as maiores causas de queda na produtividade
Com crédito mais difícil, consórcio se torna opção estratégica para o produtor rural
Marrocos é importante fornecedor de fertilizantes para o Brasil e o Notícias Agrícolas foi até lá conhecer essa produção
CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares