Bunge pode deixar Santa Catarina

Publicado em 06/04/2010 11:17
Santa Catarina pode estar prestes a sofrer um grande baque em sua economia. A Bunge, maior conglomerado agroindustrial da América Latina, com faturamento de R$ 30 bilhões, pode estar deixando o Estado nos próximos meses. A empresa mantém cerca de 700 funcionários na cidade de Gaspar, onde estão localizadas uma fábrica de margarina e o complexo administrativo central.
Parte das operações administrativas da Bunge já haviam sido terceirizadas para a empresa Sonda Procwork, que mantém uma unidade em Gaspar. O Noticenter entrou em contato com a assessoria de imprensa da Bunge em São Paulo. A empresa não confirmou, mas também não negou totalmente a informação. De acordo com a assessora Roberta Correia, “não existe decisão tomada a respeito da transferência da unidade administrativa nem sobre o encerramento das atividades em Santa Catarina”.

Ela explica que a única mudança confirmada é na unificação da Bunge Fertilizantes e da Bunge Alimentos numa só empresa: Bunge Brasil. Agora, os trabalhos serão divididos em quatro áreas de negócio: fertilizantes, agronegócios, alimentos e ingredientes e açúcar e bioenergia. A nova empresa também terá uma presidência única, que será assumida por Pedro Parente, que foi Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência (1999-2003) e vice-presidente do Grupo RBS até janeiro de 2010.

Consequências
O Noticenter apurou que já existe uma grande movimentação de executivos e gerentes locais em decorrência da decisão. Alguns já recorreram a serviços especializados para relocação. De acordo com fontes próximas à empresa, a decisão da transferência havia sido tomada em 2007. O planejamento estratégico elaborado na época apontou o ano de 2012 como prazo final para a conclusão das mudanças.

Ainda não é possível dimensionar o impacto de uma saída da Bunge para Gaspar e o Vale do Itajaí. Além de empregos diretos, a empresa influi diretamente na sobrevivência de centenas de pequenos fornecedores nas mais diversas áreas.

Fatores de influência
As fontes ouvidas pelo Noticenter reforçam a versão de que a saída da empresa poderia ter ocorrido antes, mas foi adiada. Segundo elas, alguns fatores são importantes para que a decisão seja mantida. Entre os principais motivos estão questões ligadas à qualidade de vida, muito valorizadas por executivos de grandes centros.

A queda da qualidade de vida na região tem sido notada em questões como segurança e transportes. Até alguns anos atrás, funcionários e diretores da Bunge que moravam em Blumenau não levavam mais de 30 minutos para chegar na empresa. Hoje, leva-se quase uma hora.

Outros fatores estão ligados à logística de produção. Os insumos estão muito longe das fábricas mantidas pela empresa em Gaspar. Além disso, o grupo acaba de investir na construção de uma planta industrial gigantesca no Centro-Oeste.

A Bunge no Brasil
Somadas todas as suas operações de alimentos e fertilizantes, a Bunge é a quinta maior empresa brasileira, ficando atrás apenas de Petrobrás, BR-Distribuidora, Vale e Volkswagen, de acordo com o último anuário Melhores & Maiores da Exame.

A Bunge Brasil possui cerca de 8,5 mil funcionários e mais de 300 instalações entre fábricas, portos, centros de distribuição e silos distribuídos em 16 estados brasileiros. A companhia compra de cerca de 30 mil produtores rurais um volume em torno de 15 milhões de toneladas de soja, trigo, milho, caroço de algodão, sorgo, girassol e açúcar e se relaciona regularmente com clientes em quase 30 países.

É a maior processadora de trigo da América Latina, comprando e beneficiando cerca de 2 milhões de toneladas do grão por ano. Possui 13 marcas entre margarinas, óleos, maioneses e azeites. Só na área de Fertilizantes, conta com mais de 60 mil consumidores.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Noticenter

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário