Bunge pode deixar Santa Catarina
Publicado em 06/04/2010 11:17
Santa Catarina pode estar prestes a sofrer um grande baque em sua economia. A Bunge, maior conglomerado agroindustrial da América Latina, com faturamento de R$ 30 bilhões, pode estar deixando o Estado nos próximos meses. A empresa mantém cerca de 700 funcionários na cidade de Gaspar, onde estão localizadas uma fábrica de margarina e o complexo administrativo central.
Parte das operações administrativas da Bunge já haviam sido terceirizadas para a empresa Sonda Procwork, que mantém uma unidade em Gaspar. O Noticenter entrou em contato com a assessoria de imprensa da Bunge em São Paulo. A empresa não confirmou, mas também não negou totalmente a informação. De acordo com a assessora Roberta Correia, “não existe decisão tomada a respeito da transferência da unidade administrativa nem sobre o encerramento das atividades em Santa Catarina”.
Ela explica que a única mudança confirmada é na unificação da Bunge Fertilizantes e da Bunge Alimentos numa só empresa: Bunge Brasil. Agora, os trabalhos serão divididos em quatro áreas de negócio: fertilizantes, agronegócios, alimentos e ingredientes e açúcar e bioenergia. A nova empresa também terá uma presidência única, que será assumida por Pedro Parente, que foi Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência (1999-2003) e vice-presidente do Grupo RBS até janeiro de 2010.
Consequências
O Noticenter apurou que já existe uma grande movimentação de executivos e gerentes locais em decorrência da decisão. Alguns já recorreram a serviços especializados para relocação. De acordo com fontes próximas à empresa, a decisão da transferência havia sido tomada em 2007. O planejamento estratégico elaborado na época apontou o ano de 2012 como prazo final para a conclusão das mudanças.
Ainda não é possível dimensionar o impacto de uma saída da Bunge para Gaspar e o Vale do Itajaí. Além de empregos diretos, a empresa influi diretamente na sobrevivência de centenas de pequenos fornecedores nas mais diversas áreas.
Fatores de influência
As fontes ouvidas pelo Noticenter reforçam a versão de que a saída da empresa poderia ter ocorrido antes, mas foi adiada. Segundo elas, alguns fatores são importantes para que a decisão seja mantida. Entre os principais motivos estão questões ligadas à qualidade de vida, muito valorizadas por executivos de grandes centros.
A queda da qualidade de vida na região tem sido notada em questões como segurança e transportes. Até alguns anos atrás, funcionários e diretores da Bunge que moravam em Blumenau não levavam mais de 30 minutos para chegar na empresa. Hoje, leva-se quase uma hora.
Outros fatores estão ligados à logística de produção. Os insumos estão muito longe das fábricas mantidas pela empresa em Gaspar. Além disso, o grupo acaba de investir na construção de uma planta industrial gigantesca no Centro-Oeste.
A Bunge no Brasil
Somadas todas as suas operações de alimentos e fertilizantes, a Bunge é a quinta maior empresa brasileira, ficando atrás apenas de Petrobrás, BR-Distribuidora, Vale e Volkswagen, de acordo com o último anuário Melhores & Maiores da Exame.
A Bunge Brasil possui cerca de 8,5 mil funcionários e mais de 300 instalações entre fábricas, portos, centros de distribuição e silos distribuídos em 16 estados brasileiros. A companhia compra de cerca de 30 mil produtores rurais um volume em torno de 15 milhões de toneladas de soja, trigo, milho, caroço de algodão, sorgo, girassol e açúcar e se relaciona regularmente com clientes em quase 30 países.
É a maior processadora de trigo da América Latina, comprando e beneficiando cerca de 2 milhões de toneladas do grão por ano. Possui 13 marcas entre margarinas, óleos, maioneses e azeites. Só na área de Fertilizantes, conta com mais de 60 mil consumidores.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Noticenter
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli