Granjas terão registro mais rigoroso de fiscalização

Publicado em 09/11/2010 07:08
As 700 granjas de Mato Grosso do Sul deverão ser registradas na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) para garantir maior controle sanitário. A decisão foi publicada no dia 7 no Diário Oficial em atendimento ao Plano Nacional de Saúde Avícola, instituido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O registro substitui o antigo cadastro, no qual constavam informações insuficientes para fiscalização. Empresários têm até 6 de dezembro de 2012 para adequarem-se às normas. Em 2006, MS tinha 38 milhões de aves, segundo o IBGE.

Produtores que mantém pequenos aviários para subsistência estão livres do registro, segundo a responsável pelo programa no Estado, Priscila Nogueira Pereira. O Decreto 13.064 é direcionado a estabelecimentos que recriam ou enviam frangos e perus para abate, vendem ovos, ou criam aves ornamentais em larga escala, exceto avestruzes.

Prevenção

A fiscalização mais rigoros previne surtos de doenças do frango, como a influenza aviária e Newcastle. A primeira, mais grave, pode ser transmitida aos seres humanos rapidamente pelo vírus H5N1. Não existem casos no Brasil. Em outros países, ela matou metade dos infectados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Estado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário