Governadora do RS nomeia primeiro presidente eleito do Irga

Publicado em 08/12/2010 07:21
A governadora Yeda Crusius assinou, na tarde desta terça-feira (07-12), a nomeação de Maurício Miguel Fischer, primeiro presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) eleito por representantes da cadeia produtiva. Fischer presidia a instituição, desde 2006, como cargo de confiança do Governo. A chefe do Executivo parabenizou o setor e desejou muito sucesso. "Hoje é um dia muito importante. É um momento histórico para rizicultura do Estado e para o Irga, atendendo uma reivindicação dos produtores que existe há mais de 20 anos", salientou.

Entre as propostas de sua gestão, Fischer pretender dar continuidade a ações como o Programa Renda, que tem como objetivo aumentar a rentabilidade do produtor gaúcho. Para os próximos dois anos, o presidente eleito quer fortalecer a Fundação Irga e as regionalizações do Conselho Deliberativo, além de planejar um aumento nos investimentos em pesquisa e transferência de tecnologia. "Vamos seguir projetos em andamento, como as construções da nova sede do Irga, em Porto Alegre, e do vertedouro da Barragem do Capané, em Cachoeira do Sul."

Em outubro, a governadora sancionou a lei, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, que altera o estatuto do Irga, em vigor desde 1948. A norma modifica a forma de escolha do presidente da instituição que passa a ser feita por meio de uma lista tríplice indicada pelo setor produtivo e, posteriormente, encaminhada a chefe do Executivo gaúcho. A tarefa de escolha cabe ao Conselho Deliberativo, formado por 72 produtores de todas as regiões, e que é eleito pelos 18 mil arrozeiros gaúchos.

Histórico

Natural de Rio Pardo, Maurício Fischer possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestrado em Mecanização Agrícola pela mesma instituição. Iniciou sua carreira no Irga em 1980, no Centro de Treinamento de Mão-de-obra Rural. Em 1995, foi o gerente da Divisão de Pesquisa da Estação Experimental do Arroz, localizada em Cachoeirinha.

Já em 2004, assumiu a diretoria técnica até tornar-se presidente da Instituição, em 2006. Fischer é também presidente do Comitê Administrativo do Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado (FLAR) e do Conselho de Administração da Fundação Irga.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Governo do Estado do RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário