Projeto em MG deve impulsionar produção nacional de potássio

Publicado em 06/04/2011 16:24 265 exibições
Construção de unidade industrial vai suprir deficiência de nutriente, hoje com 90% do consumo importado

Nesta quarta, dia 6, o governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, e a empresa mineira Verde Fertilizantes assinam o protocolo de intenções para o Projeto de Investimento em Mineração e Produção de Potássio. O objetivo é aumentar a oferta e produção nacional da matéria-prima, importante na industrialização dos fertilizantes fornecidos à agricultura brasileira. O Brasil atualmente importa mais de 90% do nutriente, fundamental para o agronegócio.

A empresa detém os direitos minerários de grande quantidade de recursos geológicos que contém o mineral potássio. O investimento da Verde Fertilizantes na unidade industrial, que deve ser inaugurada no segundo semestre de 2013 na região do alto Paranaíba, chegou a R$ 280 milhões, e visa à produção de um milhão de toneladas por ano.

– A meta é acelerar a viabilização do novo empreendimento que objetiva, fundamentalmente, reduzir a situação atual de extrema dependência de importações de fertilizantes potássicos – explica Maurício Sampaio, vice-presidente de operações da Verde Fertilizantes.

O governo de Minas Gerais vai conceder benefícios fiscais e participará do financiamento do empreendimento pelo Banco do Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG). Segundo Sampaio, a importação de potássio deve diminuir 16% no Estado, o que pode representar uma economia próxima a US$ 100 milhões por ano.

Tags:
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário