Aurora Alimentos cancela investimento em indústria de aves no Rio Grande do Sul

Publicado em 09/06/2011 13:08
Decisão da empresa foi motivada por fatores institucionais e econômicos
A Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora Alimentos) cancelou o projeto milionário para a construção de uma indústria de abate e processamento de aves em Carazinho, no norte do Rio Grande do Sul.

Em nota oficial, a Aurora Alimentos informou nessa quarta, dia 8, que a decisão foi motivada por fatores institucionais e econômicos, entre os quais o desligamento da composição societária, no início do ano, das cooperativas do RS Cotrijal (Não-Me-Toque), Cotrisoja (Tapera), Cotrisal (Sarandi) e Cotribá (Ibirubá).

O conselho de administração e a assembleia geral concluíram que não há base produtiva, cooperativas filiadas e produtores cooperados em número suficiente para justificar o empreendimento no Estado. Mas decidiu manter projeto idêntico em Canoinhas (SC), cujo anúncio foi feito simultaneamente ao do complexo do RS, em 2007.

A decisão surpreendeu o prefeito de Carazinho (RS), Aylton Magalhães. Para o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (Fecoagro), Rui Polidoro Pinto, a decisão da Aurora Alimentos foi baseada no momento crítico do mercado de carnes.

Entenda o caso

– Em outubro de 2007, a Aurora anunciou investimento de R$ 400 milhões em Carazinho, para a construção de uma unidade de abate e processamento de aves, frigorífico, incubatório, granja de matrizes e fábrica de rações.

– O projeto geraria 3,2 mil empregos diretos e indiretos.

– Em 2008, a prefeitura decretou a desapropriação de área de 42 hectares para a instalação da indústria, não comprada porque o município aguardava um aval da Aurora.

– No mesmo ano, a cooperativa suspendeu o investimento por tempo indeterminado devido à crise financeira internacional e à desvalorização do dólar. Apesar disso, o otimismo era grande até essa quarta, quando a indústria desistiu oficialmente do empreendimento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário