Setor sucroalcooleiro do Brasil é referência mundial
Para Carina Budin, representante de uma empresa de recrutamento, ainda existem grandes desafios para o contínuo desenvolvimento do setor, como a falta de mão-de-obra qualificada. “A produção da cana-de-açúcar demanda mais de um milhão de empregos, desde mão-de-obra na lavoura, indústria, áreas de administração, pesquisa, comercialização e exportação dos produtos – porém, ainda há escassez de profissionais fora dos grandes centros urbanos”.
Agravando o problema de talentos, o país é hoje referência mundial no setor. “Existe uma grande disputa internacional pelo capital humano brasileiro, em especial por países que também estão investindo em fontes energéticas alternativas como a África e o Caribe”, ressalta Carina.
Como solução para os obstáculos citados, a executiva recomenda o investimento na educação. “É essencial a implantação de cursos de especialização voltados para as indústrias sucroalcooleiras. A mecanização do plantio também pode ajudar no processo de crescimento da área” diz Budin.
Segundo dados da UNICA (União da Indústria da Cana de Açúcar) atualmente, o Brasil é o maior produtor de açúcar do mundo. O país ggera 25 bilhões de litros de etanol e exporta para três mercados: União Européia, Estados Unidos e Japão.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli