Lógica diz que certo discurso é típico de um Lula que vai fugir ou pedir asilo (Reinaldo Azevedo)

Publicado em 19/10/2016 20:42
em veja.com

Tenho uma máxima, de que alguns coleguinhas jornalistas nem gostam muito, segundo a qual a lógica é capaz de fornecer mais furos a um jornalista do que as tais informações de bastidores. O método não tem cem por cento de precisão, mas os famosos “offs” acertam muitíssimo menos. Até porque a informação passada em sigilo sempre atende a interesse de alguém. Ou sigilosa não seria. Ponto.

Isso, claro!, não implica que conversas ao pé do ouvido sejam dispensáveis, desde que se saiba ouvir e que se seja capaz de ligar lé com lé e cré com cré.

Vamos lá. É evidente que ninguém me disse que Lula vai pedir asilo a algum país. Tampouco me informaram que ele vai fugir. Também não sei de fonte nenhuma que ele será preso amanhã… Nada disso!

Uma coisa, no entanto, afirmo sem medo de errar do ponto de vista lógico:
O DISCURSO NO QUAL OS PETISTAS INSISTEM NÃO É COMPATÍVEL COM O DE UM RÉU QUE ESTÁ DISPOSTO A PROVAR A SUA INOCÊNCIA. ELE SE PARECE MAIS COM O DE UM FUGITIVO TENTANDO CONVENCER A OPINIÃO PÚBLICA MUNDIAL DE QUE ESTAVA SENDO VÍTIMA DE UM REGIME DE EXCEÇÃO.

Por que digo isso? Reportagem da Folha desta quarta informa que sindicalistas brasileiros, sobretudo cutistas, lançarão nos próximos dias uma campanha internacional em defesa do ex-presidente.

Um vídeo de aproximadamente 7 minutos sobre a trajetória política do petista, hoje réu em três ações na Justiça, será encaminhado a entidades como a ONU e a OCDE, além dos sindicatos em 155 países associados à Confederação Sindical Internacional. O objetivo é contestar as acusações que pesam contra o ex-presidente por suposta corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, participação em organização criminosa, tráfico de influência e tentativa de obstruir a Justiça.

Na peça, os advogados de Lula expõem o argumento da defesa de que não há provas consistentes nas acusações, que seriam, na verdade, movidas por interesses políticos, e pelo medo de que o petista se candidate à Presidência em 2018. O vídeo termina com Lula dizendo que “não aceita mentira” e que “não quer nenhum privilégio, só o direito a um julgamento justo”.

Contraproducente
Bem, é evidente que o efeito é contraproducente. O esforço, como se vê, é para mobilizar a opinião pública do Brasil e do mundo em favor do ex-presidente, mas, não há como, também contra a Justiça brasileira.

Se Lula pretende ficar em território brasileiro, a tática e meio suicida. Como é que se pode considerar aceitável, então, uma Justiça que só pode absolver, mas não condenar?

A cada vez que atua desse modo, os lulistas concorrem para degradar ainda mais a reputação daquele a quem querem defender e para elevar a altitudes sempre novas a reputação de Sérgio Moro e da Lava-Jato. Não é possível que não percebam que a tática é contraproducente.

É por isso que insisto nesta leitura: a lógica elementar aponta ser esse o discurso de quem não pretende aceitar a decisão da Justiça.

E não que inexistam elementos contestáveis no andamento que a Força-Tarefa e Moro deram às coisas que dizem respeito ao presidente. Há, sim. De fato, pouca gente está interessada em ouvir. Mas convenham: não será atacando todo o aparato judicial brasileiro — porque é disso que se trata; afinal, o caso, a depender, chegará ao Supremo — que se vai chegar a um bom lugar.

Mais: a insistência na tese de que há um esforço para tirar Lula de 2018, depois do resultado de 2016, chega a ser bisonha.

Esse vídeo e as táticas que o cercam são o caminho mais curto ou para a cadeia ou para a fuga.

Filho caçula de Lula é contratado por clube de futebol uruguaio

Luís Cláudio Lula da Silva foi apresentado como preparador físico das categorias de base do Juventud de Las Piedras, da primeira divisão uruguaia
Luís Cláudio Lula da Silva será o novo preparador físico do Juventud

Luís Cláudio Lula da Silva será o novo preparador físico do Juventud (CA Juventud/Filho caçula de Lula é contratado por clube de futebol uruguaio)

Investigado na Operação Zelotes, o filho caçula do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Luis Cláudio, acaba de ser contratado pelo Juventud de las Piedras, clube da primeira divisão do Uruguai, para trabalhar nas categorias de base da equipe. Segundo o presidente do clube, Yamandú Costa, afirmou à imprensa local, o filho mais novo de Lula, que é preparador físico, trabalhará em “projetos desportivos e sociais” do time sob “um conceito progressista da formação dos atletas”.lay

Unmute
 
 
Fullscreen

Ainda de acordo com Costa, a contratação do caçula do ex-presidente foi possível graças ao vínculo entre o clube e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), da ONU. “O Juventud vem desenvolvendo um programa inovador no futebol uruguaio, com forte investimento na infraestrutura e trabalho em valores”, vangloria-se o cartola, segundo quem, graças à parceria, os jogadores das categorias de base do clube têm “zero porcento de evasão escolar”.

Leia também:
Juiz Vallisney, o outro algoz de Lula
A carreira de Luís Cláudio da Silva, o caçula de Lula

Em entrevista ao portal uruguaio Ecos, Luís Cláudio Lula da Silva, que no Brasil já trabalhou em equipes como Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, relatou que inicialmente havia sido convidado por Costa para passar apenas uma semana no Uruguai. “Conheci a infraestrutura do clube, os jogadores e a comissão técnica. Fiquei surpreso com as instalações e o compromisso que o clube tem. Tudo me pareceu bom”.

Ainda não está definido, no entanto, se Luís Cláudio se mudará ao Uruguai. “Estamos considerando as possibilidades de viver aqui ou continuar no Brasil, viajando frequentemente”, pondera o filho mais novo de Lula.

Ele é investigado na Zelotes porque sua empresa, a LFT Marketing Esportivo, recebeu 2,4 milhões de reais do escritório de lobby Marcondes Mautoni por uma consultoria que, descobriu-se, não passava de material copiado da internet.

Leia também: 

Lula lá” e outras cinco notas de Carlos Brickmann

José Nêumanne: Nunca antes na História deste e de país nenhum

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Blog Augusto Nunes (veja.com)

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    No artigo "Filho caçula de Lula é contratado por clube de futebol uruguaio", mas o que me deixa mais intrigado é esta frase:

    "Ainda de acordo com Costa, a contratação do caçula do ex-presidente foi possível graças ao vínculo entre o clube e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), da ONU".

    Você sabe quem é o Diretor Geral da FAO?... Não?... Resposta: José Graziano da Silva, ex-criador do Programa FOME ZERO do primeiro governo Lula.

    Dá para ligar as pontas, ou é preciso "desenhar" ???

    2
    • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

      Paulo, e vc conhece quem é o Sr Graziano na verdade ! A elite esta completamente no desespero, Lula subiu de 29 para 34, Aécio despenca, vou desenhar, o povão percebe claramente que a elite quer o poder, fizeram um BANESTADO e agora quer fazer outro, FHC vendeu tudo e sumiu com a grana, FHC NUNCA fez uma Universidade para os jovens, todos sabem que Lula saiu nas pesquisa que ´foi o melhor Presidente e agora confirmou novamente. Quanto mais a elite burra bate,mas o Lula sobe. Cunha vai delatar peixe grandes do PMDB e PSDB que o abandonou ! Temer se prepara e Aécio também, Cunha esta velho, não aguenta cadeia, na verdade o Moro esta a serviço do PSDB, quer dar um chega pra lá em Temer, mas a mágoa é com o PSDB, o tiro vai sair no pé do Moro. Moro na verdade é bucha de canhão do PSDB, Gilmar Mendes já deixou bem claro para o Moro que no cemitério tem muitos Heróis, também as mães não quer nem saber dos 400kg da cocaína, droga que destrói as famílias ! O povo já acordou !

      31
    • carlo meloni sao paulo - SP

      SUPLICO QUE NINGUEM RESPONDA

      0
    • adegildo moreira lima presidente medici - SC

      Chamar tal fanatismo de xiita é elogio, devia fazer concurso para agente penitenciario so para ficar perto de ze dirceu, palocci, os tesoureiros do pt e o resto da corja de bandidos, assim estaria realizado, é possivel que o prazer fosse tao grande que trabalharia de graça,

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Não me incomodo, pois já tirei as peças e o tabuleiro de xadrez da mesa... O pombo enxadrista não vai provocar estragos no meu tabuleiro, mas só para refrescar a memória, assista : ... https://www.youtube.com/watch?v=22zWep8cBh4 ... Nesse vídeo aparecem as duas figuras centrais do "argumentista pombo enxadrista"...

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      He! He! (risos)... Veja o vídeo do PRESIDENTE TEMER deixando o hotel no Japão e, lanço um desafio para achar um vídeo da presidentA Dilma em retirada dos hotéis por onde passou como presidentA do Brasil ... https://www.youtube.com/watch?v=NQSUpe7oG6E

      0
  • Welbi Maia Brito São Paulo - SP

    Toda vez que o cerco se fecha contra o PT, seus defensores tentam envolver a oposição nos escândalos. Por não ter como defender o PT, tentam parecer que todos são iguais. Não são. Alckmin não é citado, acusado nem investigado em nada.

    3
    • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

      E a merenda das crianças ? Vc pode falar oque quiser, ninguém entra na sua. Alckmin só sabe construir Presídios e mais Presídios, aqui em SP é assim , o PSDB esperam as crianças crescerem e depois enchem os Presídios, até a grana da merenda, é de arrepiar ! Alckmin esta com 7%, nunca será Presidente ! o povo acordou ! Só para lembrar, e o metro ? seu inocente ! Porque o Helicóptero caiu !

      14
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      QUAL A TÉCNICA MIDIÁTICA E POLÍTICA DE FOCAR EM EDUARDO CUNHA?

      O problema do Brasil não é a corrupção, é o COMUNISMO comandado pelo projeto Eurasiano onde a corrupção é um MEIO, um MÉTODO para viabilizar o financiamento de implantação do projeto por todo o Brasil e América Latina. Há dois tipos de larápios do Brasil: os que roubam para enriquecimento pessoal (a corrupção endêmica, onde Eduardo Cunha é um dos representantes); os que roubam para viabilizar o projeto Eurasiano, onde Lula, o PT et caterva são os chefes e exemplares máximos do esquema, a chamada CORRUPÇÃO SISTÊMICA). Confundir ambos os esquemas de corrupção é o trabalho sistemático, diário, que tanto os partidos quanto a mídia desinformativa fazem, querendo igualar o inigualável. NÃO HÁ COMPARAÇÃO MORAL ou LÓGICA entre ambos os roubos, são diametralmente distintos por conta dos obejtivos que visam atingir. Cunha roubou para ficar rico e a andar de porshe. Lula roubou para implantar o COMUNISMO no Brasil e na América Latina.

      Para que interessa a divulgação maciça da prisão de Cunha? para o personificar como o grande vilão. Mas, como pergunta Augusto de Franco: "Cunha foi preso. Ponto. O assunto morreu aí. Não foi ele que organizou o mensalão ou o petrolão e o quadrilhão. De nada vale sua delação. Vamos então ao que interessa. Quem organizou o mensalão, o petrolão e o quadrilhão? Isso é o que interessa."

      Continua Augusto de Franco em outro post:

      "CUNHA NÃO É ANGOLANO, NÃO É CASTRISTA, NÃO É BOLIVARIANO E NÃO É PETISTA. É APENAS UM VELHO CORRUPTO.

      Parece óbvio que as pessoas não estão entendendo nada de Cunha. Ele é um dos campeões da corrupção tradicional, endêmica, da política - assim como Renan e tantos outros ex-aliados do PT - mas não articulador do esquema criminoso de poder montado por Lula, Dirceu e companhia. Cunha, a despeito de seus muitos crimes, foi cuidadosamente construído como inimigo universal, como uma espécie de boi-de-piranha, como um diversivo para ocultar a natureza da corrupção sistêmica praticada pelo PT para tomar o poder a partir do governo conquistado eleitoralmente. Os petistas que o acusaram, mas pouparam Renan, apostam na sua delação não para puni-lo por seus crimes e sim para desestabilizar o governo Temer. E Cunha, até por vingança, por se sentir abandonado pelo PMDB, pode mesmo delatar integrantes do governo (que são, afinal, os do seu próprio partido). Que o faça! Mas sua delação - se ele se dispuser a colaborar com a justiça e a Lava Jato aceitar - não revelará grande coisa sobre o fundamental que está em jogo: o uso da corrupção para violar o regime democrático. Pensem, pensem, pensem. Cunha não é angolano, não é castrista, não é bolivariano. É mais um destacado agente político corrupto, que começou sua carreira como secretário-geral do partido de Collor e, tal como seu ex-chefe, aliou-se ao governo petista."

      CUNHA NÃO FAZ PARTE DO FORO DE SÃO PAULO NEM É AGENTE DO PROJETO EURASIANO. LULA É, TODOS OS PARTIDOS COMUNISTAS DO BRASIL SÃO. EIS O PONTO QUE IMPORTA REALMENTE.

      Urge parar de combater a corrupção como sendo o principal problema do Brasil. O monstro que está destruíndo o Brasil é o COMUNISMO. O COMUNISMO. O COMUNISMO.

      6
    • carlo meloni sao paulo - SP

      SR RODRIGO MAS PORQUE PERDEU TANTO TEMPO? POR FAVOR DA PROXIMA VEZ PASSE DIRETO

      3
    • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

      Realmente, só falou abobrinha, perdeu todo seu tempo, quer dizer que FHC para vc não é comunista! Aloísio fugia com a grana do assalto a banco com um Fusquinha e entregava para FHC, Serra e Covas e fugiram para o Chile, esses 3 não são comunistas, com todos respeito vc deveria voltar a estudar se é que vc não sabe nada disso, outra coisa, Cuba na era da União Soviética tinha a maior Usina ,faziam quase 50 sub produtos da cana, o Brasil hoje só 6, tinha os melhores médicos do mundo, tinha os melhores atleta do mundo, os Estados Unidos perdiam para Cuba. Tem gente que é cego, na verdade os Americanos não queriam uma base militar da União Soviética com a mira para os Americanos e inventaram essa de Comunismo, tem muitos babacas que até hoje acredita nos Americanos. Eu não tenho Partido, mas quero dizer que Lula não é da turma dos comunistas FHC ,Covas ,Dirceu, Serra, Genoino, Dilma, Lula era sindicalista, não confunde as coisas, 80% dos empresários apoia o Lula, Lula por duas pesquisa é o melhor presidente, Lula fez 18 Universidades, aumentou em 50% as vagas nas Federais, PSDB aqui em SP só constroem Presídios !, Ou ganha MARINA ou Lula, a elite burra construiu uma sociedade que nem ela mesmo consegue suportar. Outra coisa Quem manda em SP e SC é o PCC. É mole ! Vai 400kg aí ?

      11
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Diante da verborragia, me abstenho e, para complementar deixo ao vento o refrão da música de Zé Geraldo:... "Isso tudo acontecendo e eu aqui na praça ... ... Dando milho aos pombos ... ... BELO REFRÃO... ... (vou repeti-lo) ... ... ISSO TUDO ACONTECENDO E EU AQUI NA PRAÇA ... ... DANDO MILHO AOS POMBOS ... ...

      1