Resultado de tipificidade de caso de EEB chega na próxima semana

Publicado em 02/05/2014 16:42

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aguarda para a próxima semana o resultado de tipificidade do caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) ocorrido no Estado do Mato Grosso, cujas evidências demonstram que se trata de um caso atípico (animal criado exclusivamente em sistema extensivo, 12 anos de idade e os demais bovinos investigados – coorte – foram negativos para a doença). O laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Weybridge, na Inglaterra, ratificou na noite desta quinta-feira (1º) o resultado do exame realizado pelo Laboratório Nacional Agropecuário de Pernambuco (Lanagro-PE), cujo laudo deu positivo para marcação priônica.

Desde 1990, o Mapa aplica medidas de prevenção e vigilância da EEB, que são atualizadas constantemente, em harmonização às informações científicas disponíveis e às recomendações da OIE. Diante dessas ações, consolidadas há muitos anos, um registro de enfermidade não configura risco sanitário, visto que as mitigações em curso são suficientes para evitar a reciclagem e amplificação do agente causador.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário