Exportação de carne bovina do Brasil crescerá com Rússia e China, diz Rabobank

Publicado em 06/10/2014 17:12

LOGO REUTERS (16408)

(Por Gustavo Bonato)

As exportações brasileiras de carne bovina, que têm se beneficiado de uma crescente demanda da Rússia, deverão ser favorecidas por vendas para a China continental nos próximos meses, gerando uma forte demanda que ajuda a sustentar os preços domésticos em conjunto com uma oferta apertada de animais para abate, disse nesta segunda-feira o Rabobank.

"O acesso a mercados mudou no terceiro trimestre", disse o banco, com forte atuação no financiamento ao agronegócio, em um relatório trimestral.

O Rabobank projeta que as exportações brasileiras continuem crescendo no segundo semestre de 2014, devido à reabertura do mercado chinês que esteve fechado desde um caso atípico da doença da vaca louca registrado em 2012 no Paraná.

O embargo russo a importações da carne da União Europeia, Austrália e Estados Unidos também irá aumentar os negócios realizados pelo Brasil, disse o banco.

O Rabobank não fez projeções sobre um índice de aumento das exportações do Brasil em 2014.

A demanda externa tem contribuído para repetidos recordes do preço da arroba do boi no mercado paulista, referência para a indústria nacional.

Na sexta-feira, o Indicador Esalq/BM&FBovespa registrou máxima histórica de 130,43 reais por arroba, acumulando ganhos de quase 14 por cento em 2014.

"O mercado futuro também mostra um cenário forte para o preço do boi no Brasil. Os contratos setembro, outubro e novembro de 2014 ficaram acima de 130 reais por arroba pela primeira vez na história", disse o Rabobank.

Por outro lado, apesar do quadro favorável para o Brasil no mercado externo, os consumidores brasileiros poderão reagir à alta de preços substituindo carne bovina por suína, alertou o banco.

O Rabobank disse ainda que projeta uma melhoria no volume de abates nos próximos meses devido à entrada no mercado de bois de confinamento. Essa oferta, no entanto, não deverá arrefecer os preços no Brasil devido ao quadro de demanda internacional aquecida.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário