Impacto do coronavírus na demanda chinesa por carnes deve ser apenas temporário, dizem especialistas

Publicado em 28/01/2020 14:47
Apetite da chinês por carnes deve continuar aquecido com a peste suína fora de controle

LOGO nalogo

O surto de coronavírus que se alastra com rapidez na China já começa a comprometer a demanda por importação de carne bovina e demais proteínas do país. Com restrições de deslocamento da população e o cancelamento de alguns eventos do feriado do Ano Novo Lunar, a comercialização das carnes está sendo afetada e se mostra um pouco mais lenta, como aponta um levantamento feito pela consultoria INTL FCStone.

O Sócio da Radar Investimentos, Douglas Coelho, explicou que o governo chinês deve se manter cauteloso com novas compras até o dia 02 de fevereiro. “Esse cenário vai limitar o transporte da população e diminuir alguns postos de trabalho, o que vai deixar o ritmo do país mais morno”, destacou.

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que está acompanhando a situação do coronavírus junto com o Ministério da Saúde, em que emitiram orientação técnica para vigilância e atenção à saúde no Brasil em conformidade com diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“O coronavírus também pode causar infecções em animais. Entretanto as investigações ainda estão em andamento para identificar e estabelecer as espécies com potencial de ser um reservatório dessa doença. Até o momento, com base nas informações disponíveis, não temos relatos do vírus em qualquer espécie animal”, ressaltou o MAPA.

Veja mais: 

>> Número de mortes pelo coronavírus passa de 100 na China

>> Commodities agrícolas ainda sentem pressão do avanço do Coronavírus, mas menos intensa nesta 3ª

O Notícias Agrícolas entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) que informaram por telefone que até o momento não é possível saber se a doença vai comprometer a demanda chinesa.

Por outro lado, a assinatura do acordo entre a JBS e o WH Group reforça o apetite chinês ao longo das próximas semanas e a intenção do Brasil em fortalecer este comércio. Conforme foi divulgado pelo Broadcast Agro, o objetivo da parceria é ampliar a participação de seus produtos e marcas no mercado chinês, além de ter acesso direto ao mercado consumidor da China através dos 60 mil pontos de venda do WH Group no país.

Leia:

>> JBS assina novo acordo de até R$ 3 bi envolvendo exportações para China

Segundo as informações do Broadcast Agro, o governo chinês adotou a liberação de reservas internas das proteínas para controlar a inflação dos alimentos. Diante disso, as exportações brasileiras registraram um recuo em janeiro frente ao mês de dezembro. "Nós temos neste instante um estoque de proteína animal na China, o que reduz de certa forma o apetite do gigante asiático por compras muito elevadas", apontou a FCStone.

Os embarques de carne bovina in natura tiveram uma desaceleração na quarta semana de janeiro se comparado com a terceira semana. De acordo com as informações da Secretária do Comércio Exterior (SECEX), a média diária embarcada de carne bovina in natura foi de 5,4 mil toneladas e teve uma retração de 23,2% frente ao mês de dezembro de 2019, que registrou uma média de 7,1 mil toneladas por dia útil.

“Deste modo, o mercado aponta que a projeção do consolidado deve ficar em 110,2 mil toneladas, 7,6% acima frente a janeiro de 2019. Os dados desta semana ainda devem ser contabilizados, o que deve alterar estas estimativas de volume acima”, explicou a Radar Investimentos.

A demanda chinesa deve continuar aquecida com a epidemia de peste suína ainda fora de controle na potência asiática. Nesta terça-feira (27), a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou que 7.888.768 suínos já foram eliminados em países asiáticos por causa da contaminação do vírus.

Confira:

>> FAO eleva para 7,888 milhões número de animais eliminados por peste suína na Ásia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Andressa Simão e Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário