Tamanho da safra brasileira de café pode surpreender fundos investidores, diz CNC
Publicado em 08/05/2012 14:57
O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, afirmou que os fundos que apostam na continuidade de um recuo dos preços do café em função das apostas de uma safra recorde no Brasil podem se surpreender com o tamanho da colheita brasileira. O executivo lembra que as variações climáticas, como a seca em março e abril, podem comprometer a produção nacional. "Pode ser um susto no mercado", disse Brasileiro.
Enquanto algumas consultorias privadas projetam a safra brasileira em 55 milhões de sacas, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima algo entre 48,97 milhões e 52,27 milhões de toneladas.
Os fatores climáticos são bastante influentes nas negociações internacionais do mercado do café, ainda mais se tratando do Brasil, o maior produtor mundial da commodity. Informações de meteorologistas mostram que as baixas temperaturas nas últimas terça e quarta-feira não foram suficientes para causar danos aos cafezais e o bom volume de chuvas em importantes regiões produtoras de São Paulo e Minas Gerais favoreceu as lavouras em período de granação e maturação dos grãos.
No entanto, estudos feitos a campo mostram que as primeiras sacas colhidas apontam para uma baixa produtividade, com uma casca mais grossa, o qeu gera menos renda para os produtores. Essa condição, segundo uma apuração do Valor Econômico, dá se dpeois das precipitações escassas registradas em fevereiro e março.
Por outro lado, nos próximos dias a colheita deverá ser favorecida por conta da falta de chuvas.
Com informações do Valor Econômico.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas
0 comentário

Preços do café registravam ganho de mais de 2% nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (11)

Colheita de café 25/26 do Brasil alcança 69%, diz Safras

Café: Preocupação com taxação de Trump consolida ganhos na bolsa de NY no fechamento desta 5ª feira (10)

Atualmente, preço do café arábica está 47% mais caro que o do robusta, diz analista

IBGE passa a ver aumento na produção de café do Brasil em 2025 e aponta alta menor do preço

ABIC recebe com preocupação a decisão anunciada ontem Trump de taxar a importação de todos os produtos brasileiros em 50%