Instabilidade do mercado financeiro impacta comercialização do café, que tem ritmo lento
Publicado em 26/07/2012 14:17
As vendas de café da safra 2012/2013 no mercado interno vêm apresentando lentidão até essa semana, de acordo com analistas do setor. Os principais motivos para que isso aconteça são o cenário macroeconômico, com as incertezas na zona do euro, e também as chuvas fora de época que atingiram as regiões produtoras brasileiras.
Segundo Rodrigo de Assis Dutra, analista da XP Investimentos, tanto os compradores quanto quem vende está esperando uma maior definição do financeiro para fixar a comercialização. A incerteza com relação aos preços e a volatilidade das cotações têm segurado as compras, e o café, como um ativo de risco, acompanha muito as tendências externas.
De acordo com o analista, também houve recuo nas exportações, especialmente devido às perdas de grãos causadas pela chuva : “Houve recuo até por conta das chuvas fora de época. Só agora os produtores estão contabilizando os prejuízos”, diz. Dutra frisa, entretanto, que a procura pelos grãos de qualidade é crescente nesse cenário. “Os estoques mundiais são muito baixos para esse tipo de café”, revela.
Considerando a quantidade já colhida dos grãos, apenas cerca de 25% já está comercializada, e há um volume baixo de contratos de longo prazo quando comparado a outros anos. Dutra afirma, entretanto, que a comercialização pode melhorar a medida em que a colheita se intensificar mais e os números forem surgindo no mercado.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas
0 comentário
México supera EUA e Europa e se torna o principal destino do café capixaba em 2025
Preços do café robusta fecham sessão desta 6ª feira (12) registrando a menor cotação em 2 meses
Após floradas, lavouras de café estão vivendo um período crítico para enchimento dos grãos
Café em Prosa #237 - Centro Rituais de Cafés Especiais é aposta da 3 Corações para estreitar relação com produtores
Hedgepoint projeta safra brasileira de café 2026/27 entre 71 e 74,4 milhões de sacas
Após dias de ganhos, preços do café arábica realizam lucros na manhã desta 6ª feira (12)