Etiópia sediará Conferência Mundial do Café
A 4ª Conferência Mundial do Café, prevista para março de 2016, será realizada em Adis Abeba, na Etiópia, juntamente com a 116ª sessão do Conselho Internacional do Café, promovida pela Organização Internacional do Café (OIC).
O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Gerardo Fontelles, que chefiou a delegação brasileira, a qual participou das reuniões ordinárias da OIC no período de 3 a 7 de março, em Londres, informou que o Conselho também aceitou a proposta do Governo da Itália de realizar a 115ª sessão do Conselho Internacional do Café, em Milão, na Itália, em setembro de 2015, por ocasião da ExpoMilão e quando será comemorado o Dia Internacional do Café.
Entre os assuntos, foram discutidos temas como a situação do mercado e o seminário para o fornecimento sustentável no mercado de café. De acordo com o secretário Fontelles, um dos principais objetivos da Organização, que reúne cafeicultores, governos, setor privado e agências internacionais, é servir como uma plataforma de consultas e negociações intergovemamentais sobre questões cafeeiras.
Integraram a missão brasileira representantes do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), da Embrapa e parlamentares, além do diretor do Departamento do Café, da Secretaria de Produção e Agroenergia, Janio Zeferino da Silva.
Saiba mais
A Organização Internacional do Café (OIC) é um organismo intergovernamental, criado com o apoio das Nações Unidas para servir à comunidade cafeeira internacional. Criada em 1963, a OIC reúne países produtores e consumidores de café. Com sede em Londres, conta com 72 países-membros, entre eles o Brasil, maior produtor e exportador mundial de café e segundo maior consumidor .
A cada quatro ou cinco anos, a OIC realiza uma Conferência Mundial do Café. As três primeiras Conferências foram realizadas em Londres, no Reino Unido (2001); Salvador, no Brasil (2005); e Cidade da Guatemala, na Guatemala (2010).
0 comentário
México supera EUA e Europa e se torna o principal destino do café capixaba em 2025
Preços do café robusta fecham sessão desta 6ª feira (12) registrando a menor cotação em 2 meses
Após floradas, lavouras de café estão vivendo um período crítico para enchimento dos grãos
Café em Prosa #237 - Centro Rituais de Cafés Especiais é aposta da 3 Corações para estreitar relação com produtores
Hedgepoint projeta safra brasileira de café 2026/27 entre 71 e 74,4 milhões de sacas
Após dias de ganhos, preços do café arábica realizam lucros na manhã desta 6ª feira (12)