Colômbia: USDA estima safra de café 2014/15 em 11,9 mi de sacas

Publicado em 20/05/2014 12:12

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) estimou a safra de café da Colômbia na temporada 2014/15 em 11,9 milhões de sacas, o que poderia registrar um aumento de 10,2% em relação ao período anterior. 

Porém, essa estimativa ainda está sujeita a mudanças em função das condições de clima no país. O departamento, no entanto, afirma que desde o ano passado os padrões climáticos já voltaram à normalidade e têm estimulado a recuperação da produção. 

Ao mesmo tempo, entretanto, as previsões indicam que as chances de que o El Niño se concretize e possa trazer seca no segundo semestre deste ano para importantes regiões de produção, comprometendo a qualidade dos grãos para exportação. 

Desde 2010, já foram replantados cerca de 300 mil hectares de café, com os produtores utilizando variedades mais resistentes à ferrugem e mais de metade dessa área já está em fase produtiva. Essas ações já estão mostrando resultados, com a produção desse ano chegando a um aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 6 milhões de sacas. 

Exportações e Preços

Para as exportações da safra colombiana 2013/14, a estimativa do USDA é de  10 milhões de sacas, com esse número podendo chegar a 11 milhões na temporada 2014/15. Já o consumo interno deverá subir 100 mil sacas entre as duas safras e somar 1,3 milhão de sacas. 

Por outro lado, as baixas dos preços do café dos últimos anos provocaram um aumento do endividamento dos produtores colombianos, principalmente em função dos encargos, apesar do subsídio do governo. 

Dessa forma, os cafeicultores acabaram reduzindo seus investimentos em fertilizantes e em produtos e mecanismos de controle de pragas, o que poderia, portanto, impactar de forma negativa na produtividade do café colombiano.

Com informações da Agência Estado. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário