Clima nos EUA: Primavera chuvosa pode atrasar plantio da nova safra

Publicado em 23/04/2014 15:58 e atualizado em 23/04/2014 16:55 650 exibições

O plantio da safra 2014/15 dos Estados Unidos pode ser atrasado pelo excesso de chuva no Meio-Oeste, onde o tempo mais úmido deve voltar a ser registrado na região. A previsão é de que haja chuvas moderadas entre quarta e quinta-feira, porém, de domingo à terça-feira, são esperadas tempestades, ventos e trovoadas. Em seguidas, são esperadas temperaturas mais baixas. 

Nós próximos cinco dias, três sistemas de tempestades deverão chegar aos Estados Unidos, segundo informações do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). De acordo o site AccuWeather, uma grande tempestade se forma na metade oeste do país na próxima semana e trará condições de clima instável que irá durá por vários dias. 

Esse novo padrão de clima que está chegando aos EUA tem o potencial de deixar os dias bastante "caóticos", com chuvas sem previsão e trovoadas. As temperaturas, com isso, podem ficar de 10 a 15 graus abaixo do normal para essa época do ano, especialmente onde as tempestades forem mais constantes.  Um fenômeno conhecido como Bloco Ômega traz um tempo mais frio, nublado e úmido em áreas localizadas abaixo das zonas em que ocorrerão as tempestades. 

Segundo informações de agências internacionais, na porção sudoeste do Centro-Sul norte-americano, as planícies sentirão a passagem de uma frente fria e algumas tempestades, já no oeste do país, áreas que vêm sofrendo com seca podem receber algumas chuvas. A concentração das precipitações, no entanto, deverá acontecer no leste e norte dos EUA. 

Para o sudeste a região do Delta, o que se espera são temperaturas mais altas, podendo favorecer o avanço do plantio de grãos nessa região. Porém, os trabalhos de campo voltam a ser interrompidos no início da semana que vem, quando chega um clima mais fresco à região.   

Chuva no Meio-Oeste - Mapa: Accuweather

China - As previsões de clima para a China são mais favoráveis. As chuvas esparsas que chegam ao país podem beneficiar as plantações de trigo de inverno e de colza nas regiões oeste e sul da planície ao norte da nação asiática no vale do rio Yangtze. Já no norte da planície e na Manchúria, condições mais secas favorecem culturas de primavera. Entretanto, para as variedades precoces de milho e soja são esperadas chuvas mais intensas. 

Região do Mar Negro - Para essa região não há previsão de chuvas para os próximos sete dias. Já na maior parte das áreas produtiva da Ucrânia, há boa umidade e umidade do solo em bons níveis. Na Rússia, entretanto, a tendência é de clima mais seco. 

Com informações dos sites AGWeb e AccuWeather e da agência DowJones.

Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário