Clima: Sexta-feira com chuvas em toda faixa norte do Brasil

Publicado em 01/04/2016 07:11

Abril iniciasse com tempo bem aberto em, praticamente todo o Brasil, com exceção apenas para a faixa norte do Brasil, onde áreas de instabilidade podem ser observadas através das imagens de satélite. Assim, essa sexta-feira será marcada por chuvas sobre as regiões produtoras de Rondônia, extremo norte do Mato Grosso, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia e sertão nordestino. Entretanto, como são apenas áreas de instabilidade sem a associação de algum sistema meteorológico, as chuvas que estão sendo previstas virão apenas na forma de pancadas.

Com tempo aberto em todo o restante do Brasil, as atividades agrícolas, como colheita estarão beneficiadas, principalmente do arroz, soja, milho 1ª safra e cana de açúcar. Mas esse tempo mais firme e com temperaturas extremamente altas está preocupando muito produtores de milho e algodão, já que tem muitas lavouras que irão necessitar de muito chuva para esses próximos 60 dias., além dos produtores de trigo e demais culturas de inverno que começarão a plantar suas roças já a partir da semana que vem. E a tendência é que esse próximos dois meses sejam bem diferentes do que foram na semana passada. Uma vez que não há perspectiva de muita chuva para esse período. Os volumes estimados deverão ficar bem abaixo da média, com tendência de pouquíssimos episódios de chuvas e muito mal distribuídos. Nesse período as chuvas ficarão mais concentradas sobre a Região Sul, incluindo a metade sul do Mato Grosso do Sul, onde receberão volumes razoáveis de chuvas.   

Com isso, poderão vir a ocorrer perdas pontuais de produtividade em algumas microrregiões produtoras de milho safrinha e algodão. Mas por outro lado, essa padrão meteorológico irá beneficiar o andamento da colheita da cana de açúcar. Além disso, com todo o corredor de umidade direcionado para o Sul do Brasil, produtores gaúchos terão dificuldades para realizar a colheita da soja, principalmente na metade sul do Estado. E esse problema já começará nesse próximo final de semana, pois, uma frente fria irá avançar pelo Estado entre o sábado e domingo provocando chuvas fortes em todo o Estado, principalmente sobre as regiões de fronteira com o Uruguai. Prejudicando, portanto, a colheita do arroz e da soja.   

Alerta Agroclimático - 01 abril 2016

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário