Clima: Chuvas se espalham por todo o Brasil a partir do dia 23, mostra modelo GFS

Publicado em 20/10/2017 09:37

LOGO nalogo

O modelo GFS (Global Forecast System) mostra que as chuvas devem continuar forte em todo o Sul do Brasil nas próximas horas. Inclusive, houve prejuízos em diversas cidades com os temporais dos últimos dias. (Veja fotos abaixo) Mas a boa notícia é que a partir de segunda-feira (23) novas precipitações devem cobrir praticamente todo o Brasil. São esperados volumes diários de até 50 milímetros, segundo o modelo Cosmo do Inmet  (Instituto Nacional de Meteorologia). Assim, amenizando as preocupações dos produtores de grãos que estão com plantio atrasado no Centro-Oeste.

"Finalmente, a partir do dia 23, as chuvas se espalham em todo o Brasil... Para os próximos 15 dias, a partir de hoje, o GFS mostra uma frente fria no Rio Grande do Sul ocasionando chuvas fortes, se deslocando para Santa Catarina, Paraná, atingindo o Mato Grosso do Sul. Também há chuvas ali no litoral da Bahia por causa do vórtice ciclônico em altos níveis. Começa também chuvas no Pará. No Amazonas, as chuvas vão no dia 20 se espalhando. Dia 21, elas se espalham para São Paulo e em 22 e 23 de outubro atingem Minas Gerais, Sul de Goiás e Mato Grosso", afirma Expedito Rebello, meteorologista do Inmet.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (19/10 a 25/10) para todo o Brasil:

pa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (19/10 a 25/10) para todo do Brasil -  Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O meteorologista explica ainda que, depois, a partir de quarta-feira (25), as chuvas devem voltar com força ao Sul brasileiro. Mas a partir do dia 27, as precipitações, voltam a se espalhar por todo o país. Vale lembrar que modelos mais estendidos são considerados tendências e ainda podem haver algumas mudanças. Com isso, os produtores devem ficar atentos às atualizações meteorológicas diárias para uma previsão mais correta de sua área de interesse.

Os estados do Sul do Brasil, mais uma vez, sofreram com as fortes chuvas na região. Conforme alertamos ontem, o Inmet previa a ocorrência de temporais com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h) e queda de granizo em todo o Sul. Essa condição acontece por conta de uma frente fria que está na região e reforça instabilidades. 40 municípios tiveram transtornos com as fortes chuvas. Esse cenário deve ter mudanças apenas na próxima semana.

Leia mais:
» Sobe o número de cidades atingidas pela chuva no Rio Grande do Sul

Estragos com chuva em Manoel Viana (RS) nesta 5ª feira - Foto: Reprodução/Redes Sociais Estragos com chuva em Maringá (PR) nesta 5ª feira - Foto: Reprodução/Redes Sociais Estragos com chuva em Maringá (PR) nesta 5ª feira - Foto: Reprodução/Redes SociaisEstragos com chuva em Maringá (PR) nesta 5ª feira - Foto: Reprodução/Redes Sociais Estragos com chuva em Santa Maria (RS) nesta 5ª feira Estragos com fortes chuvas em Santo Ângelo (RS) - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Paraná também registrou fortes chuvas e ventos fortes na quinta-feira. Em Curitiba (PR), houve destelhamento de casas e mais de 22 mil residências ficaram sem energia elétrica. Segundo informações do site regional Tribuna, a Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil relatou que até as 18h de ontem cerca de 60 solicitações de atendimento foram registradas. Em Toledo (PR), houve um forte temporal. (Veja o vídeo abaixo)

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário