Clima: Novas tempestades, agora mais abrangentes e com chances de granizo, atingem estados do Sul do Brasil nesta 5ª

Publicado em 26/10/2017 08:37

LOGO nalogo

Instabilidades seguem no Sul do Brasil e o risco com tempestades nos três estados da região continua para esta quinta-feira (26), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Mas agora em áreas mais abrangentes. Pegando todo o Paraná, Santa Catarina e a faixa Norte e Central do Rio Grande do Sul. Os volumes de chuva podem chegar a 100 milímetros, com ventos e chances de queda de granizo. Também há chances de chuva a quaquer momento no Mato Grosso do Sul.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (27/10 a 02/11) para todo o Brasil:

mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (27/10 a 02/11) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nos últimos dias, as fortes chuvas e vendavais já provocaram perdas na safra de grãos do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Muitas áreas da região têm volumes acima da média do mês de outubro. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", disse o instituto em alerta.

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense

Veja o mapa das áreas com previsão de temporais nesta 5ª feira:

Mapa das áreas de previsão de temporais nesta 5ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

A previsão para os próximos dias é de que as chuvas continuem na região. Os produtores devem estar atentos às condições específicas. Nas últimas semanas, perdas foram registradas em áreas de soja, milho, trigo e tabaco. De acordo com mapa de previsão acumulada da Climatempo, são esperados cerca de 100 mm ou mais de chuvas entre 25 e 29 de outubro em diversas áreas do Sul.

Nos últimos cinco dias, segundo mapa de precipitação acumulada do Inmet, os volumes de chuva que caíram pela região Sul do Brasil chegam a mais de 100 mm. Cidades do PR, RS e SC já têm volumes de chuva acima da média.  Segundo a Climatempo, inclusive, Curitiba já acumulou 160 mm de chuva em 24 dias, total que está 19% acima da média para o mês.

Veja o mapa com a precipitação acumulada nos últimos cinco dias para todo o Brasil:

Mapa com a precipitação acumulada nos últimos cinco dias para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário